Com alegria, o padre Pedro Azevedo foi acolhido como o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Salvador, durante a Missa presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, na noite de 25 de fevereiro. Logo no início da Celebração Eucarística, Dom Sergio agradeceu ao padre Carlos Augusto da Cruz Silva pelo tempo em que esteve à frente do pastoreio dessa paróquia por nove anos, apresentando, em seguida, o padre Pedro como pároco, já que o sacerdote era vigário desta mesma comunidade paroquial desde que foi ordenado presbítero, há 1 ano e 2 meses.
Após a leitura Provisão (documento que confirma a nomeação), o padre Pedro fez a Profissão de Fé e renovou o juramento de obediência à Igreja. Ainda como parte do rito de posse, na Liturgia da Palavra o novo pároco recebeu das mãos do Arcebispo o evangeliário, fazendo a Proclamação do Evangelho.
Assim que a homilia foi concluída, o pároco empossado recebeu as chaves da Igreja e do Sacrário, fazendo uma breve adoração diante do Santíssimo Sacramento. O sacerdote também recebeu o óleo dos catecúmenos e a estola roxa, para reafirmar os Sacramentos que serão conferidos ao povo de Deus.
Ao padre Pedro competem, como pároco, diversas funções, entre elas anunciar a Palavra de Deus e organizar a catequese; formar a comunidade de fé, culto e caridade; animar a vida sacramental; orientar a Liturgia segundo as normas da Igreja; promover a formação e a ação dos leigos; promover a Pastoral Vocacional; tratar com carinho os pobres, os doentes, os aflitos e os abandonados; aplicar a Missa pelo povo que lhe é confiado nos domingos e dias de preceito; supervisionar a administração da Igreja Matriz e das capelas da paróquia; ordenar as atividades pastorais com atendimentos especiais nas casas pastorais e de saúde no território paroquial; cuidar do arquivo paroquial; manter atualizados os livros paroquiais; conceder as dispensas ou comutações previstas no Código de Direito Canônico.
Fotos: Mateus Bomfim
								
													




























































































































								
								
								
								

													
 por