Sete sacerdotes celebram 15 anos de ministério presbiteral na Arquidiocese de Salvador

Ordenação Presbiteral – Foto: arquivo do padre Carlos Augusto

Nesta quarta-feira, 22 de maio de 2025, festa litúrgica de Santa Rita de Cássia, sete sacerdotes da Arquidiocese de São Salvador da Bahia celebram com alegria e gratidão os 15 anos de sua ordenação presbiteral. Unidos pela vocação e pelo serviço ao povo de Deus, eles recordam o dia em que, diante do altar, disseram o seu “sim” definitivo ao chamado de Cristo. Comemoram esta importante data estão os padres Ricardo Henrique, Damião Jossivaldo, Lafaiete Santana de Sá, Cleiton Alencar, Carlos Augusto da Cruz Silva, Jean Carlos da Cruz do Sacramento e Joelson Alves de Andrade. Cada um celebrará com sua comunidade, em momentos de fé, gratidão e renovação do compromisso sacerdotal.

Na Paróquia Espírito Santo, onde o padre Joelson é o pároco, a Missa ocorrerá na Comunidade São Filipe, localizada no bairro de Tancredo Neves. Inspirado no Evangelho de Lucas, seu lema é a frase dos discípulos no Monte Tabor: “Senhor, é bom estarmos aqui” (Lc 9,33). Já o padre Ricardo Henrique presidirá a Eucaristia às 18h, na Capela do Seminário São João Maria Vianney, na Federação, onde o sacerdote é formador e reitor da Etapa Propedêutica. O padre Ricardo escolheu como lema para sua vida sacerdotal a exortação da Primeira Carta de São Pedro: “Estai sempre prontos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que a pedir” (1Pd 3,15).

Já o padre Damião celebrará a Missa às 19h, na Comunidade Santa Rita de Cássia, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Valéria e Palestina), onde é o pároco. O versículo bíblico que ilumina sua caminhada é retirado do livro de Rute: “Aonde fores, irei eu; onde pousares, pousarei eu. O teu povo é o meu povo. O teu Deus é o meu Deus” (Rt 1,16b).

O padre Lafaiete celebrará a Missa às 19h30, na Matriz da Paróquia Conversão de São Paulo, na Fazenda Grande do Retiro, unindo-se às homenagens por seus 15 anos de vida sacerdotal com gratidão e fé. A celebração será um momento especial de louvor pela caminhada vocacional e pelo serviço prestado ao povo de Deus ao longo desses anos.

O padre Cleiton Alencar também celebrará a Eucaristia no dia 22 de maio, às 19h, na Paróquia São Paulo Missionário, em Cajazeiras, onde é pároco. Também o padre Carlos Augusto presidirá a Missa pelos seus 15 anos de ordenação sacerdotal na Paróquia Santos Cosme e Damião, às 19h, neste dia 22 de maio. A celebração contará com a presença do bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho, e terá como inspiração o versículo do Evangelho de Mateus: “Segue-me e farei de vós pescadores de homens” (Mt 4,19).

O padre Jean Sacramento, pároco da Paróquia Sagrada Família (Nova Brasília de Itapuã), também se unirá às comemorações presidindo a Missa às 19h, na Comunidade Sagrada Família, localizada no Km 17, em Itapuã, celebrando com a comunidade o dom do ministério presbiteral e os frutos da missão.

As celebrações refletem não apenas o tempo passado desde a ordenação, mas sobretudo a fidelidade, a entrega e o amor que esses presbíteros dedicam diariamente ao rebanho que lhes foi confiado. A Arquidiocese convida todo o povo de Deus a se unir em oração e ação de graças por esses homens que, há 15 anos, ofertaram suas vidas em favor do Reino.

Recordação da Ordenação Diaconal dos jovens que se tornaram sacerdotes, entre eles os sete padres que celebram 15 anos – Foto: arquivo do padre Carlos Augusto