No último dia 18 de maio, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia se uniu à Igreja no mundo inteiro para celebrar o Dia Mundial de Oração pelas Vocações (DMOV). A programação especial aconteceu no Santuário Eucarístico do Coração de Jesus, conhecido como Igreja de São Raimundo, localizado no centro da capital baiana, reunindo padres, religiosas, religiosos, leigos e membros de diversas paróquias, movimentos e pastorais.
Organizado pelo Serviço Arquidiocesano de Animação Vocacional (SAV), coordenado pelo padre Ricardo Henrique, reitor do Seminário Santa Teresinha do Menino Jesus (etapa propedêutica), o encontro foi marcado por um forte espírito de oração e comunhão eclesial, com momentos de adoração, celebração e intercessão pelas vocações sacerdotais, religiosas, missionárias, matrimoniais e leigas.
A programação teve início com a adoração ao Santíssimo Sacramento, no único templo da Arquidiocese onde o Santíssimo permanece exposto para adoração 24 horas por dia. Durante todo o dia, grupos de diferentes expressões da Igreja assumiram, a cada hora, a condução dos momentos de oração, em um verdadeiro revezamento de fé e entrega.
Ao final da manhã, foi celebrada a Missa, presidida pelo reitor do Seminário São João Maria Vianney, cônego Alberto Montealegre, com a participação de seminaristas e fiéis que lotaram o templo. À tarde, a adoração ao Santíssimo Sacramento seguiu de forma contínua, fortalecendo a comunhão espiritual entre os participantes e renovando o compromisso de toda a Igreja com a promoção e o discernimento das vocações.
O Dia Mundial de Oração pelas Vocações é uma ocasião especial instituída pelo Papa São Paulo VI, em 1964. Desde então, todos os anos a Igreja convida a rezar e a trabalhar para que cada pessoa descubra e responda com generosidade ao chamado de Deus.
Texto e fotos: Sara Gomes


















































































por