
Com o objetivo de relembrar o fato histórico que aconteceu no dia 18 de abril de 1745, o Santuário do Senhor do Bonfim da Bahia – Basílica, Irmandade e Obra Social – realizará nesta sexta-feira (01/08) um ato que representará a chegada da imagem do Senhor do Bonfim ao Brasil. Dividida em dois momentos, a ação, que acontecerá na Praia da Penha, mais especificamente em frente à Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, às 17h30, contará com o apoio da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.
Primeiramente, a imagem do Senhor do Bonfim será conduzida em um navio da Força Naval Brasileira. Ao chegar no perímetro próximo à margem da praia, ela será desembarcada em um bote, que será escoltado por mergulhadores que a levarão à terra firme em direção à Igreja da Penha. A ocasião fará menção à lembrança histórica de que o Capitão-de-mar-e-guerra Theodósio Rodrigues de Faria trouxe a imagem do Senhor do Bonfim de Portugal, mediante o cumprimento de uma promessa feita por ele ao sobreviver a um naufrágio.
No segundo momento, acompanhada pela Guarda Histórica do Exército Brasileiro, a imagem do Senhor do Bonfim sairá da Igreja da Penha, rememorando o fato que marcou a inauguração da Igreja do Bonfim em 24 de junho de 1754: após nove anos na Bahia, a imagem que representa o Cristo Crucificado – juntamente com a imagem de Nossa Senhora da Guia – saiu em procissão pelas ruas da região da Cidade Baixa em direção à Colina Sagrada, para ser entronizada numa capela que foi construída pela Irmandade do Senhor do Bonfim, dedicada a esta devoção popular.
A procissão tem previsão de sair às 18h, com destino à Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Os fiéis são convocados a levar velas para compor o ato de fé e memória.


por