Seminário São João Maria Vianney celebra 210 anos de missão formativa

No dia 15 de agosto de 2025, o Seminário São João Maria Vianney, localizado na Avenida Cardeal da Silva, 205, no bairro da Federação, em Salvador, completará 210 anos de sua fundação. Para marcar a data, será celebrada a Missa solene, às 18h, sob presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, reunindo seminaristas, sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis para um momento de ação de graças a Deus pela história e missão da instituição.

Fundado em 1815, o Seminário São João Maria Vianney é uma das instituições mais tradicionais da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e um marco na história da formação sacerdotal no Brasil. Ao longo de mais de dois séculos, tem sido um espaço privilegiado de estudo, oração e discernimento vocacional, preparando padres que servem não apenas à Arquidiocese, mas também a diversas dioceses do país, como a Diocese de Camaçari, por exemplo.

Inspirado na vida e no exemplo de São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes, o seminário busca formar homens segundo o Coração de Cristo, unindo sólida formação acadêmica e espiritualidade profunda à vivência comunitária e pastoral. O itinerário formativo compreende dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral, em sintonia com as orientações da Igreja.

Ao longo da história, o Seminário São João Maria Vianney acompanhou de perto o crescimento da Igreja na Bahia, sendo testemunha e protagonista de momentos importantes na vida eclesial. Sua missão permanece atual: preparar ministros ordenados comprometidos com o anúncio do Evangelho e com o serviço ao povo de Deus. É importante ressaltar que o Seminário também abraça a comunidade, oferecendo atividades esportivas para moradores do entorno, e possui, ainda, uma biblioteca que conta com livros raríssimos em seu acervo.

Com 210 anos de fundação, o seminário continua sendo um lugar de encontro com Cristo, de amadurecimento na fé e de dedicação à missão. Um espaço onde vocações são cultivadas e onde ressoa o chamado do Senhor: “Darei a vocês pastores segundo o meu coração” (Jr 3,15). A celebração jubilar é uma oportunidade para recordar a caminhada de fé, formação e serviço, bem como para renovar o compromisso com a missão de preparar pastores que sigam o exemplo de São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes.

Foto de capa: arquivo do Seminário São João Maria Vianney