
A Arquidiocese de São Salvador da Bahia viverá um momento histórico no próximo dia 11 de outubro de 2025, quando acontecerá a Missa de apresentação dos dois novos bispos auxiliares, Dom Gabriel dos Santos Filho e Dom Gilvan Pereira Rodrigues. A celebração será às 9h, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico da capital baiana, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.
Ordenações episcopais
A Ordenação Episcopal de Dom Gabriel dos Santos Filho aconteceu no dia 13 de setembro de 2025, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, reunindo milhares de fiéis. Natural de Salvador, Dom Gabriel foi gerado e formado nesta Igreja Particular, onde ao longo de sua trajetória pastoral desempenhou diversas missões e serviços. Nomeado bispo pelo Papa Leão XIV, tem o lema episcopal inspirado no Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7,37), expressão de sua entrega ao serviço de Deus e à Igreja [Clique aqui e saiba mais].
Já Dom Gilvan Pereira Rodrigues foi ordenado bispo no último 28 de setembro de 2025, em uma celebração marcada pela fé e emoção na Praça Deoclides Cardoso, em Caculé (BA). Ele exerceu por muitos anos o ministério presbiteral na Diocese de Caetité, sendo pároco da Paróquia Sacratíssimo Coração de Jesus, em Caculé, e desempenhando também funções de governo e formação do clero. Seu lema episcopal reflete o desejo de viver a entrega total a Cristo e à Igreja: “Vendo-o, moveu-se de compaixão” (Lc 10, 33). [Clique aqui e saiba mais sobre Dom Gilvan]
Um novo tempo para a Arquidiocese
Com a chegada de Dom Gabriel e Dom Gilvan, a Arquidiocese de Salvador se fortalece em sua missão de evangelização, cuidado pastoral e anúncio da esperança cristã. A Missa do próximo dia 11 será um momento de unidade e gratidão, reunindo o clero, religiosos, seminaristas e fiéis de toda a Arquidiocese para acolher os novos bispos auxiliares que passam a integrar o governo pastoral da Igreja em Salvador.