Para celebrar o Dia da Consciência Negra, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, através da Pastoral Afro, realizará, no dia 20 de novembro, uma Missa Afro. A Eucaristia, presidida será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Gabriel dos Santos Filho, às 10h, na Paróquia Santa Clara (Rua Benedito Jenkins, s/n, em Águas Claras, Salvador).
A Celebração reunirá fiéis, comunidades e expressões culturais afro-brasileiras em uma vivência de fé, identidade e valorização das raízes do povo negro. A Missa Afro se torna, assim, um momento de esperança, reafirmando a dignidade e o protagonismo do povo negro na vida da Igreja e na construção de uma sociedade mais justa.
Sobre o Dia da Consciência Negra
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Concebido em 1971, foi formalizado nacionalmente em 2003, como uma efeméride no calendário escolar, até ser instituído como data comemorativa em 2011. Foi oficializado feriado nacional em 21 de dezembro de 2023.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. Em contraposição ao 13 de maio, data de assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, o dia 20 de novembro foi proposto na década de 1970 pelo Grupo Palmares, em referência ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 – um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista – com o propósito de ressaltar o protagonismo das pessoas negras. A data, dentre outros temas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.
Fonte: Wikipedia



por