Papa Francisco nomeia Arcebispo para Porto Velho

domroqueO Papa Francisco nomeou, na manhã de hoje, 14 de outubro, Dom Roque Paloschi como arcebispo da vacante Arquidiocese de Porto Velho (RO),  transferindo-o da sede episcopal de Roraima (RR).

“Fiz-me servo” é o lema episcopal de dom Roque Paloschi. Natural de Lajeado (RS), nasceu em 5 de novembro de 1956. Estudou filosofia na Universidade Católica de Pelotas (1977-1981) e teologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982-1985). Foi ordenado presbítero no dia 7 de dezembro de 1986 em Bagé (RS). De 1997 a 1999,  participou do Projeto Igreja Solidário de Moçambique, dedicando-se aos trabalhos missionários e de evangelização com os povos da África.  Foi nomeado bispo de Roraima em maio de 2005. De 2011 a 2015 atuou como presidente do regional Norte 1 da CNBB.

Durante a Assembleia Geral do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ocorrida de 15 a 18 de setembro, em Luziânia (GO), dom Roque foi eleito presidente da entidade. O bispo também é membro da Rede Eclesial Pan-Amazônia (Repam), iniciativa da Comissão Episcopal da Amazônia da CNBB, do Departamento de Justiça Social do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), da Conferência dos Religiosos da América e do Caribe e da Cáritas, com o apoio de organismos internacionais, do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz do Vaticano.

 

Fonte: CNBB com imagem da revista Missões.