CTL de Itaparica completou 50 anos de fundação

CTL Fotos Marcos Marques (3)
Missa pelos 50 anos do CTL de Itaparica foi celebrada pelo padre Edson Baraúna – Foto Marcos Marques

A Arquidiocese de Salvador celebrou ontem (24) os 50 anos do Centro de Treinamento de Líderes (CTL), localizado na Ilha de Itaparica. Para marcar a data, a comunidade participou de uma Missa presidida pelo padre Edson Baraúna, seguida de um almoço partilhado. Além disso, os participantes acolheram com muita alegria o lançamento da logomarca do CTL.

“É uma alegria para toda a Arquidiocese comemorar os primeiros 50 anos do CTL de Itaparica, que continua sendo para nós um lugar muito especial. Principalmente numa sociedade tão marcada pelos sinais da cultura da morte, aqui se desponta como um oásis da presença de Deus”, afirmou o ecônomo da Arquidiocese, padre Jair Arlêgo [Clique aqui para assistir ao vídeo].

Retiros, encontros de formação, Missas, palestras, momentos de partilha e, de modo especial, a adoração ao Santíssimo Sacramento fazem parte do dia a dia do CTL. Além de casa de retiro, o espaço também funciona como hospedaria. São 70 leitos distribuídos em 30 apartamentos (individuais, duplos, triplos, quádruplos e quíntuplos).

“Hoje fazemos memória a tantas gerações que ao longo dos anos proclamam a misericórdia de Deus nesse lugar. Quantas pessoas passaram por aqui, vieram participar de retiros, de encontros. Este é um ambiente que faz parte da vida de muitas pessoas e nós estamos sempre de portas abertas para acolher quem chega”, afirmou o gerente do CTL, Joselito Cardim.

Logomarca do CTL foi apresentada à comunidade
Logomarca do CTL foi apresentada à comunidade

Para quem passou pelo CTL ao longo desses 50 anos, o local é inesquecível. “Sinto uma alegria muito grande em poder estar aqui celebrando nesta data. Temos que louvar e agradecer a Deus por todos os momentos vividos no CTL. Aqui foram plantadas muitas sementes”, disse a Irmã Ozenita Alvina dos Santos, da Congregação Nossa Senhora dos Humildes.

O padre Edson Baraúna também viveu momentos importantes no CTL, quando a casa abrigava o Seminário Menor São Vicente de Paula. “Morei aqui como seminarista entre os anos de 1941 e 1943. Hoje é uma alegria muito grande poder estar aqui. Tenho boas recordações”, disse.

 

Confira fotos!