Domingo de Ramos

Semana Santa 2016 – 1. Domingo de Ramos – 20.03.16 – Ano C Dom Murilo S.R. Krieger, scj Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil    

Semana Santa 2016 – 1. Domingo de Ramos – 20.03.16 – Ano C

Dom Murilo S.R. Krieger, scj 

Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil

 

 

  1. Quem começou se dirigindo a nós, na Liturgia da Palavra, através da profecia de Isaias, foi o “Servo Sofredor”. É uma profecia feita 700 antes de Cristo sobre Jesus. O Servo descreve o que aconteceu com ele: foi surrado, insultado, esbofeteado, cuspido… Ele não reagiu. Como não lembrar essa profecia, vendo Jesus diante de Pilatos?… O Servo Sofredor diz palavras de conforto à pessoa abatida.
  2. Nós, seus discípulos, em cada situação difícil devemos olhar para o Senhor. Por exemplo,

– diante da experiência de dor vivida pela Igreja neste momento: perseguição em muitos países; erros de alguns de seus filhos. Vemos que levanta-se contra ela um ódio que é demoníaco. Mesmo assim, é sua missão dizer palavras de conforto às pessoas abatidas.

– diante da situação de nosso país. Quanto sofrimento! Quanto desrespeito à nossa dignidade de cidadãos! Quanto desemprego, quantos problemas no campo da saúde! Quantos confrontos e ameaças à paz! Mais do que nunca devemos olhar para o Servo sofredor que, ferido, dizia palavras de conforto às pessoas abatidas.

– com Ele, aprendemos que a violência não é a solução para nada; que a violência gera violência. Somos chamados a solucionar nossos problemas pela Lei (Constituição), pelos meios democráticos, pelo diálogo.

  1. Jesus, servo sofredor, esvazia-se, torna-se escravo, assume a morte e morte de cruz. Ele compreende as nossas dores. Mais do que nunca precisamos nos voltar para ele e lhe pedir: Piedade, Senhor, do povo brasileiro!
  2. É nossa vocação proclamar que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Proclamar isso por palavras e obras, dia por dia.
  3. Ouvindo a descrição da Paixão do evangelista Lucas, sentimo-nos motivados a reler esta passagem, a contemplá-la e a rezar, repetindo em nosso coração: Foi por mim que Jesus enfrentou tudo isso; foi por meus irmãos e irmãs…
Compartilhar:

Categorias

Veja também

Artigos de Dom Sergio, Formação, Notícias

Sacramentos

Horários de

Missa

Ano Jubilar

Notícias relacionadas

Retomada da Equipe Sinodal Arquidiocesana marca novo impulso para implementação do Documento Final do Sínodo

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia retomou, na manhã deste sábado, 11 de abril, as atividades da Equipe Sinodal Arquidiocesana. O encontro aconteceu

Programa Oração Por Um Dia Feliz – 11.04.2026



Programa Oração Por Um Dia Feliz – 10.04.2026



Continue navegando