No dia 11 de maio, às 20h, a Área Pastoral Ascensão do Senhor vai promover uma palestra sobre a Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”: a alegria do amor na família, documento Pós Sinodal do Papa Francisco, através de Vídeo Conferência com o padre Carlos André, direto de Bruxelas, na Bélgica.
Após a palestra, o delegado episcopal da Área Pastoral, padre Manoel Oliveira Filho, abrirá uma discussão sobre o tema. “Será uma grande oportunidade para o conhecimento sobre este documento histórico para a Igreja. O Papa Francisco fala para a família dos nossos tempos, falando da alegria do amor”, afirma.
A Exortação Apostólica foi publicada na manhã de 8 de abril. “Amoris Laetitia”, a “Alegria do Amor” é um texto de nove capítulos no qual o Santo Padre recolhe os resultados de dois Sínodos dos Bispos sobre a família ocorridos em 2014 e 2015 citando anteriores documentos papais, contributos de conferências episcopais e de várias personalidades.
É uma Exortação Apostólica ampla com mais de 300 parágrafos e que nos primeiros sete evidencia a plena consciência da complexidade do tema. Em particular, o Papa escreve que para algumas questões ”em cada país ou região, é possível buscar soluções mais inculturadas, atentas às tradições e aos desafios locais. De facto, “as culturas são muito diferentes entre si e cada princípio geral (…), se quiser ser observado e aplicado, precisa de ser inculturado”, diz o texto.
Por Fabiane Pita



por