A Igreja celebra, no dia 15 de maio, a festa de Pentecostes, que é a descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos reunidos em Jerusalém. Na Arquidiocese de Salvador, cada paróquia e, de modo particular as que são dedicadas ao Espírito Santo, contam com uma programação especial.
Na paróquia Santo Antônio Além do Carmo, os fiéis e a Irmandade do Divino Espírito Santo refletem sobre o tema “Vem, ó Espírito Santo”. A programação terá início com uma Missa às 8h30, presidida pelo pároco, frei Ronaldo Marques Magalhães. A partir das 9h30 acontecerá o tradicional cortejo com o Menino Imperador, saindo da igreja Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão (Pelourinho) e seguindo até a matriz.
A Missa Solene será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho. Como acontece há 246 anos, após a Celebração Eucarística o Menino Imperador, por meio da Secretaria de Segurança Pública, soltará dois presos. “É o juiz quem determina a soltura. E a partir desse dia eles são libertados, não voltando mais para a cadeia”, explica o frei Ronaldo.
Já na paróquia localizada na Estrada das Muriçocas, 714 – Vale dos Lagos, no domingo (15) os festejos terão início com uma alvorada às 6h, seguida do Ofício de Nossa Senhora. Às 7h30 será celebrada a primeira Missa do dia, presidida pelo padre Jaciel Bezerra. Na ocasião ocorrerá a coroação do Imperador do Divino. A partir das 10h acontecerá a Missa com Oração por Cura e Libertação, presidida pelo cônego Dimas Rogério da Purificação, O. Praem.
A programação da tarde iniciará às 15h com louvor e Bênção do Santíssimo Sacramento. Às 17h será realizado o Cortejo do Imperador, com procissão saindo da comunidade Nossa Senhora de Guadalupe (Colinas de Pituaçu) em direção à matriz. A Missa Solene de Pentecostes era presidida pelo padre Adilton Pinto Lopes, às 18h30.
Na paróquia Divino Espírito Santo (rua Teixeira Mendes, nº 83, Alto das Pombas – Federação) o tema deste ano é “O Espírito Santo e a Misericórdia de Deus”. Às 18h os fiéis sairão em procissão pelas principais ruas do bairro, retornando para a Matriz, onde o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger celebrará a Missa Festiva às 19h.



por