Os devotos de São Cristóvão se preparam para celebrar a festa do padroeiro dos motoristas. Na paróquia localizada no bairro que possui o mesmo nome do santo acontece o novenário, até de 16 a 24 de julho, sempre às 19h. O tema deste ano é “São Cristóvão, com seu exemplo de fé, nos fortalece a viver a Misericórdia do Senhor”.
O primeiro dia da novena (16) terá início com uma Tarde de Louvor, a partir das 16h, na praça da Matriz. A cada noite a comunidade é convidada a realizar um gesto concreto, por meio da doação de gêneros alimentícios: arroz (1ª noite), óleo e farinha (2ª noite), café (3ª noite), macarrão (4ª noite), feijão (5ª noite), material de limpeza (6ª noite), açúcar (7ª noite), biscoito (8ª noite) e leite em pó (9ª noite).
No dia festivo (25) haverá Missas às 7h, com a bênção dos motoristas e carreata pela rua principal de São Cristóvão, e às 12h. A Missa Solene será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 19h.
São Cristóvão
Protetor dos viajantes e motoristas, São Cristóvão é venerado em todo o mundo. Ele usava toda a sua altura e fortaleza para atravessar pessoas de uma margem à outra de um rio caudaloso. Certo dia, de repente, quando tomou nos ombros um leve menino, este começou a pesar tanto que Cristóvão precisou apoiar-se num cajado para atravessar o rio. Ouviu, então, do menino: “Muito mais que o mundo inteiro, tu carregaste o Senhor do Mundo. Sou Jesus, a quem tu serves”.



por