PU Arquidiocesana foi representada em encontro sobre mobilidade humana

PU2No dia 05 de agosto foi realizada, em Brasília, uma reunião com as coordenações das pastorais do Setor Mobilidade Humana (SMH) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Arquidiocese de Salvador esteve representada por Taciane Barros, que é membro da Pastoral Universitária (PU) do Setor Universidades.

O Setor Mobilidade Humana integra a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB, e é responsável por pensar e desenvolver as ações pastorais para o acolhimento e acompanhamento das pessoas em movimento. Dentro da realidade da mobilidade humana estão os Estudantes Internacionais, e o trabalho junto a este grupo é realizado pelo Setor Universidades em conjunto com o Setor Mobilidade Humana.

Na reunião, que teve como um dos seus objetivos o aprofundamento da reflexão sobre o atual momento do país, os coordenadores estudaram o texto “Pensando o Brasil – Crises e Superações”, com exposições conduzidas pelo professor Daniel Seidel e pelo padre Sidnei Dornelas, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária.

No momento reservado para a partilha de experiências da caminhada das pastorais a colaboradora Taciane Barros apresentou os fatos significativos, desafios e perspectivas das ações pastorais realizadas junto aos estudantes internacionais.

Foram partilhadas com o grupo as experiências com os estudantes internacionais que são acompanhadas pelo Setor Universidades nas arquidioceses de Fortaleza, Salvador e Manaus e na Diocese de Roraima. No específico da experiência da PU de Salvador foi apresentado o Serviço de Acolhida dos Estudantes Estrangeiros (SAEE), em desenvolvimento desde o segundo semestre de 2015.