Durante o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, ocorrido de 24 a 27 de julho, em Aparecida do Norte, mais de 900 representantes da comunicação católica brasileira estiveram reunidos, ouvindo e debatendo sobre o tema “COMUNICAÇÃO, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA EVANGELIZAR NA ERA DA CULTURA DIGITAL”.
As tardes do evento foram marcadas por seminários que debateram diferentes temas, porém um deles teve especial interesse dos participantes por conta de sua atualidade com o pensamento do Papa Francisco, o seminário “Teoria e Prática na Arte”. Em sua exortação apostólica EvangeliiGaudium, o santo padre ressalta que “é bom que toda a catequese preste uma especial atenção à via da beleza (via pulchritudinis)” e ainda lembra que “todas as expressões de verdadeira beleza podem ser reconhecidas como uma vereda que ajuda a encontrar-se com o Senhor Jesus”.
Os três palestrantes do seminário: Hegine Jane Tozadore – formadora geral da Comunidade Recado, Marcos Pavel – diretor geral de comunicação da Comunidade Recado, e Marina de Jesus – diretora do núcleo de dramaturgia da TV Canção Nova, dividiram-se num primeiro momento entre partilhar experiências com a arte e responder aos questionamentos dos participantes. Em um dos momentos mais marcantes, Hegine ponderou que a Igreja compreende que a arte não é só um meio ou um canal de comunicação, mas que ela é tanto uma linguagem da evangelização que esteve presente ao longo de toda história da Igreja e que a PASCOM precisa assumi-la por inteiro.
No segundo momento do encontro, Marcos Pavel, que também é ator, ofereceu aos participantes mais de 10 formatos de eventos de diferentes segmentos artísticos e suas formas de realizá-los em cada diocese. Esse diálogo instrutivo e formativo foi aberto com uma esquete de clown, a técnica do palhaço, que retratou a beleza na vida de São João Paulo II, a qual se intitula “João: Vocación es Estupenda!”, e encerrado com o agendamento de acompanhamentos individuais dos participantes do seminário ao longo de todo encontro, para que pudessem ter os casos artísticos de cada PASCOM orientados pelos palestrantes.
Dentre as dezenas de participantes estava Dom Messias dos Reis, bispo de Uruaçu/GO, que mostrou-se muito interessado em incluir mais arte e beleza na evangelização.
Os palestrantes da Comunidade Recado vão agora levar a experiência e a prática desse seminário da PASCOM a dezenas dioceses do Brasil a pedido dos próprios encontristas. Para quem não participou do Encontro Nacional, o contato para agendamento da experiência é agenda@comunidaderecado.com.
Texto e foto: Comunidade Recado



por