Festa para os santos Cosme e Damião, na Liberdade

cosme-e-damiaoNeste mês de setembro a Igreja celebra o dia dos santos Cosme e Damião, que foram reconhecidos pela habilidade como médicos, mas também como missionários. Na Arquidiocese de Salvador, a paróquia dedicada a eles, localizada no bairro da Liberdade, realiza um novenário de 17 a 25 de setembro, sempre às 19h, na Matriz. O tema deste ano é “Santos Cosme e Damião, inspirados no Cristo, misericordiosos como o Pai”.

No dia dedicado aos irmãos que uniram a ciência e a confiança no poder da oração, 26 de setembro, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidirá a Missa Solene, também às 19h.

Santos mártires

Os irmãos Cosme e Damião nasceram na Arábia, na metade do século III, de pais ricos. Assim que os meninos gêmeos foram para a Síria a fim de estudar medicina e se estabeleceram na Egéia da Cilícia. De acordo com a tradição católica, eles foram acusados de ser cristãos, curar os enfermos com sua “magia” e não obedecer ao edito imperial, que ordenava fazer sacrifícios aos deuses pagãos. Mesmo diante disso, eles não se esconderam e foram mortos no início do século IV, por não negarem a fé no Salvador Jesus. Nos dias atuais, muitos cristãos também ofertam a vida em sacrifício na defesa da fé.