Entre os dias 7 e 9 de outubro a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Equipe Nacional da Pastoral da Educação promoveram o XVIII Encontro Nacional da Pastoral da Educação. O encontro foi realizado no Recanto Marista (REMAR), em Ribeirão das Neves (MG), e teve como tema “Pastoral da Educação para uma nova cidadania”.
Representada pelo seu coordenador, José Braga, a Pastoral da Educação da Arquidiocese de Salvador participou deste encontro, que teve como objetivos avaliar a caminhada da Pastoral da Educação em todo o país, fazer uma reflexão sobre os desafios da educação e sobre a atuação eclesial na educação a partir do texto “Pastoral da Educação: Estudo para Diretrizes Nacionais” e estimular a elaboração de propostas e iniciativas para a articulação da PEd nas Dioceses e Regionais.
José Braga, que também representou o Regional Nordeste III, partilhou com os participantes do Encontro o quadro atual da Pastoral da Educação no Regional e apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido na Arquidiocese de Salvador, chamando a atenção para a necessidade de desenvolver ações que não atinjam apenas as escolas confessionais.
Para o coordenador da Pastoral da Educação a participação neste evento foi uma experiência foi muito positiva. “Encontrei um grupo de educadores e agentes de pastoral da educação muito qualificados. Os melhores momentos do Encontro foram as partilhas por regiões e a provocação que se conseguiu fazer a Secretária de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) do MEC, Regina de Assis. A ela pudemos expressar com muita ênfase nossa preocupação e discordância com os caminhos que o Ministério da Educação tem tomado, em especial, relacionados à reforma do Ensino Médio”, pontuou Braga.
Fotos: José Braga








por