Dom Murilo S.R. Krieger, scj Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil No início da criação, os

Biomas brasileiros e defesa da vida

Dom Murilo S.R. Krieger, scj

Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil

           

            No início da criação, os seres humanos receberam de Deus a ordem de dominar a terra (Gn 1,28) – ordem de dominar, não de destruir o que estavam recebendo. Pouco a pouco, porém, a humanidade se  esqueceu disso e passou a pensar que era proprietária dos bens recebidos, autorizada, pois, a saqueá-los e destruí-los. Com o tempo, os efeitos da destruição da natureza começaram a se sentir.

Em resposta a isso, há vários anos a Igreja no Brasil, por meio da Campanha da Fraternidade, procura estimular os brasileiros  a  refletirem sobre questões ecológicas. Ela o faz convicta de que é necessário dar uma resposta adequada aos desastres ambientais. A Campanha da Fraternidade de 2017 segue essa linha: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e como lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).

A palavra “bioma” vem do grego: “bio” (vida) e “oma” (massa, grupo ou estrutura de vida). Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação é similar e contínua, cujo clima é mais ou menos uniforme, e cuja formação tem uma história comum. No Brasil temos seis biomas: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa. Poucos países do mundo contam com uma riqueza natural dessa grandeza. É hora, contudo, de nos perguntarmos: qual o destino que estamos dando a tantas riquezas, e que Brasil queremos deixar para as futuras gerações?

Como objetivo geral, a Campanha da Fraternidade quer despertar em todos a preocupação de cuidar da criação, especialmente dos biomas brasileiros. Os objetivos específicos são vários: aprofundar o conhecimento de cada bioma, de suas belezas, de seus significados e de sua importância para a vida no planeta; conhecer melhor as populações que nelas vivem e reconhecer seus direitos; compreender o impacto das grandes concentrações populacionais inseridas  nos biomas brasileiros; comprometer as autoridades públicas com esse tema, motivando-as a  assumirem a responsabilidade que lhes cabe, na preservação do meio ambiente; compreender o desafio da necessária conversão ecológica etc.

É preciso superar a tensão entre economia e ecologia. Nem tudo o que é economicamente lucrativo é ecologicamente correto e adequado. O futuro da humanidade, e de todos os seres vivos que habitam a Terra, depende da união de toda a família humana na busca de um nível de desenvolvimento sustentável e integral. “Precisamos de nova solidariedade universal”. Deus nos dará força e luz para conseguirmos isso. “Ele não nos abandona, não nos deixa sozinhos, porque Se uniu definitivamente à nossa terra e o seu amor sempre nos leva a encontrar novos caminhos. Que Ele seja louvado!” (Papa Francisco, LS, 14 e 245).

Compartilhar:

Tags:

Veja também

Sacramentos

Horários de

Missa

Ano Jubilar

Notícias relacionadas

Roteiros de Fé desenvolvidos pela Pastoral do Turismo ganharam projeção internacional

Os Roteiros de Fé desenvolvidos pela Pastoral do Turismo (Pastur) da Arquidiocese de São Salvador da Bahia ganharam projeção internacional durante a 13ª edição

Estudantes participarão da Missa dos Universitários Católicos

A Pastoral Universitária Arquidiocesana promoverá, no dia 1º de março de 2026, a Missa dos Universitários Católicos, marcando o início do ano acadêmico e

Palestra “Turismo Religioso Comunitário Humanizado” acontecerá no dia 14 de março

A Pastoral do Turismo (PASTUR) promoverá, no dia 14 de março, às 14h, a palestra “Turismo Religioso Comunitário Humanizado”, no Auditório da Devoção da

Dimensão Bíblico-Catequética realizará formação para novos catequistas

A Dimensão Bíblico-Catequética da Arquidiocese de São Salvador da Bahia promoverá, entre os dias 2 e 6 de março, o Curso para Catequistas Iniciantes

Continue navegando