Católicos da Região Metropolitana de Salvador participarão do maior evento organizado pela Diocese de Camaçari, que é a Peregrinação de Fé e Luz ao Santuário Nossa Senhora das Candeias. O evento, que será realizado pelo sexto ano consecutivo, acontecerá no próximo domingo (19) e os fiéis se concentrarão ao lado da Prefeitura de Candeias (com acesso pela BA 523), a partir das 6h quando será celebrada a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini e concelebrada por todos os padres da diocese.
Dom Petrini reforça o sentido desse momento de fé: “Caminhamos juntos em direção a grande meta que é Jesus, que está no colo da Virgem Maria. Nós caminhamos em direção a Jesus, pois Ele é o Filho de Deus, Ele é luz do mundo. É d’Ele que necessitamos para que nossa vida seja iluminada, para que nossa inteligência tenha essa luz que é Cristo para que o nosso coração receba sabedoria para saber distinguir e escolher nas diversas situações que encontramos na nossa vida”, afirma.
Com percurso de 5Km, a Peregrinação de Fé e Luz promoverá mais uma vez o encontro das 24 paróquias que fazem parte da Diocese de Camaçari, formada pelas cidades Camaçari, Dias d’Ávila, Simões Filho, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Madre de Deus, Terra Nova e Candeias. Caravanas estão sendo organizadas pelas paróquias e os fiéis poderão se inscrever antecipadamente, nas secretarias paroquiais, para reservar a vaga no transporte.
Intercessão de Nossa Senhora
No contexto do Ano Nacional Mariano, a caminhada tem como tema “Com Maria o vinho da alegria não falta” (Cf Jo 2), referindo-se ao primeiro milagre realizado por Jesus durante uma festa de casamento, no qual Ele transformou a água em vinho, a pedido de Sua Mãe, Maria. Assim também, os fiéis são convidados a contar com a intercessão de mãe de Deus para que não falte o necessário.
A confiança na intercessão de Nossa Senhora é uma certeza que já faz parte da vida de Jacilene dos Anjos Moreira, moradora de Dias d’Avila, que faz questão de todos os anos participar da Peregrinação de Fé e Luz, como sinal de gratidão após graça alcançada. Jacilene teve uma gestação de risco com dilatação de cinco centímetros na placenta e, totalmente desacreditada pelos médicos, precisou ficar em repouso absoluto durante sete meses. Mulher de fé, ela pediu a intercessão da Mãe de Deus. “Mãe da mesma forma que tu és a mãe do Filho Salvador do mundo, esse filho que está no meu ventre é teu. Pelos médicos não será vingado, mas se for da tua vontade será”, clamou. Ao voltar para a consulta do último mês, a médica constatou que a placenta estava totalmente colada. A criança nasceu ao nono mês com saúde e atualmente está com nove anos de idade.
Texto: Pascom da Diocese de Camaçari, com ajustes pela Pascom da Arquidiocese de Salvador
Foto: Pascom da Diocese de Camaçari



por