A Arquidiocese de Salvador eregiu, no dia 9 de dezembro, a primeira diaconia territorial, que é um território sob a responsabilidade de diáconos. A diaconia São Mateus está na região de Cajazeiras e pertencia, enquanto era comunidade, à Paróquia Santa Mônica. “Os diáconos passam a ter uma atuação maior naquela região, a ter uma certa independência para os trabalhos pastorais, para focar uma missão e criar comunidades. Ela não é quase paróquia, mas ela tem essa configuração, é como se fosse uma quase paróquia”, explica o vigário forâneo, padre Jairon Souza Batista [Clique aqui e confira o Decreto de criação da diaconia].
A região da diaconia São Mateus conta com cerca de 60 mil pessoas e será provida da assistência pastoral e espiritual dos diáconos Itamar Mendes e Whashigton Santos Souza. A diaconia abrange as seguintes localidades: Loteamento Eraldo Tinoco, rotatória Cajazeiras XI, Loteamento Santa Bárbara e final de linha de Cajazeiras XI. “Esse espaço é de missão permanente e nós vamos adentrar as casas das pessoas a partir de visitas, de catequese”, afirma o diácono Itamar.
Esta é a primeira diaconia criada na Arquidiocese de Salvador e no Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe). “Esse é um projeto pioneiro aqui em Salvador, incentivado pelo bispo auxiliar Dom Estevam, e formatado por mim enquanto vigário forâneo. Nós levamos o desejo do projeto para a reunião da Forania 8, o padre da Paróquia Santa Mônica também foi consultado, reunimos o conselho da Comunidade São Mateus e tudo foi acolhido com muita esperança e alegria. Em seguida levamos ao nosso Arcebispo Dom Murilo, que aprovou a instalação por decreto no dia 9”, afirmou o padre Jairon.
Confira fotos enviadas pelo padre Jairon!


















por