Dom Murilo presidiu Missa dos Santos Inocentes na Igreja da Trindade

Crianças pediram mais paz, amor, esperança, justiça e solidariedade

A Igreja da Santíssima Trindade, localizada em Águas de Meninos, ficou lotada na manhã desta quinta-feira, dia 28 de dezembro, data em que a Igreja celebra a Festa dos Santos Inocentes. A Missa em memória às crianças assassinadas a pedido do rei Herodes quando procurava Jesus recém-nascido, foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Esta foi a 18ª vez que a Missa dos Santos Inocentes foi celebrada na Igreja da Trindade, local que acolhe moradores e ex-moradores de rua. Durante a homilia, Dom Murilo falou sobre a ação de Herodes, que ainda hoje é praticada por quem se afasta de Deus. “Deus é luz. Quem se aproxima de Deus, se aproxima da Luz, se aproxima da Verdade. E a Verdade, disse Jesus, nos libertará. Se olharmos o comportamento de Herodes, veremos que ele se afastou da luz. Mas, infelizmente, isso não acontece só com Herodes”, afirmou.

De acordo com o assistente eclesiástico da Pastoral do Menor (Pamen), padre Carlos Augusto, a Celebração dos Santos Inocentes também lembra as crianças, os adolescentes e os jovens assassinados nos dias atuais. “Todos os anos trazemos os nomes de meninos e meninas vítimas de violência e apresentamos no altar do Senhor, pedindo perdão a Deus por que nós ainda não conseguimos evitar essa matança em nossa cidade. A Celebração é esse momento de denúncia, mas também de anúncio. Se nós choramos os meninos e meninas que se foram, hoje nós nos enchemos de esperança diante do Menino Jesus e nos animamos para dias melhores através da missão que o próprio Jesus, com a sua Igreja, nos confia. A Missa dos Santos Inocentes anima o nosso coração para o novo começo”, disse.

Participaram da Missa moradores da Igreja da Trindade, pessoas em situação de rua, membros da articulação da Ação Social Arquidiocesana (ASA), representantes da Pastoral do Menor, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral da Juventude, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Mulher Marginalizada, Projeto Crescer, Projeto Criança Feliz, Grupo Liberdade Já e Grupo São José.

Esperança

O pequeno Henrique Júnior, nos braços da mãe, foi abençoado por Dom Murilo

Os moradores da Igreja da Trindade tiveram a esperança renovada no dia 8 de dezembro deste ano, após o nascimento de Henrique Júnior, filho de uma jovem mãe que viveu em situação de rua. A criança, hoje com 20 dias de nascida, foi apresentada aos fiéis que participaram da Missa e foi abençoada por Dom Murilo.

 

Fotos: Sara Gomes