Semana Santa: fiéis recordam a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus

Após vivenciar o tempo litúrgico da Quaresma, a Igreja dá início à Semana Santa no Domingo de Ramos. Nesta que é a Semana Maior, acontece a celebração do Tríduo Pascal e, finalmente, a Noite Santa da Vigília Pascal, na qual rompe-se o silêncio da madrugada com os louvores e a glorificação de Jesus Cristo ressuscitado dentre os mortos.

Na Arquidiocese de Salvador, as paróquias realizam Missas, procissões e celebrações durante a Semana Santa. Acompanhe a programação dos ritos presididos pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e pelos bispos auxiliares:

25 de março – Domingo de Ramos

A procissão terá início às 8h e os fiéis seguirão da Praça do Campo Grande à Praça Municipal. Os fiéis devem levar ramos, pois é nesta procissão que se recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

28 de março – Procissão do Encontro

A Quarta-feira Santa é marcada pelo encontro simbólico das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor Bom Jesus dos Passos. Neste dia, o bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão, presidirá a Missa na Igreja da Ajuda (Centro Histórico), às 12h30. Logo após a Celebração Eucarística, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos será conduzida até a Igreja de São Domingos, onde se encontrará com a imagem de Nossa Senhora das Dores. A procissão percorrerá algumas ruas do Centro Histórico e as duas imagens serão levadas de volta para a igreja da Ajuda.

29 de março

Missa dos Santos Óleos

Missa da Renovação das Promessas Sacerdotais e dos Santos Óleos, às 8h30, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Antônio Vieira (Garcia). A Celebração Eucarística será concelebrada pelos bispos auxiliares, por padres e diáconos da Arquidiocese.

Missa da Ceia e do Lava-Pés

À noite, às 19h, Dom Murilo presidirá a Missa da Ceia do Senhor na Igreja São Pedro dos Clérigos (Terreiro de Jesus).

30 de março – Sexta-feira da Paixão

Dom Murilo presidirá a Liturgia da Paixão, a partir das 15h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo (Centro Histórico). Logo após, os fiéis sairão em procissão, carregando as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores, relembrando os últimos passos de Jesus no caminho até o calvário.

31 de março – Sábado Santo / Vigília Pascal

No Sábado Santo a Vigília Pascal terá início às 19h, na Igreja São Pedro dos Clérigos.

01 de abril – Páscoa

Para celebrar a Ressurreição do Senhor, Dom Murilo presidirá a Missa no Domingo de Páscoa, às 10h, na Igreja São Pedro dos Clérigos.