Na manhã de hoje, 31 de maio, milhares de católicos se reuniram no centro de Salvador para participar da Solenidade de Corpus Christi. A Missa, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Gilson Andrade da Silva e Dom Hélio Pereira dos Santos, teve início às 8h, na Igreja São Pedro dos Clérigos. Ao contrário dos anos anteriores, a Celebração Eucarística aconteceu dentro do templo devido a chuva que caía na capital baiana.
“Na Quinta-feira Santa nós celebramos a Instituição da Eucaristia, quando Jesus tomou o pão e o vinho e disse ‘isto é o meu corpo, isto é o meu sangue. Fazei isto em memória de mim’. Hoje celebramos a presença permanente de Jesus em nossos sacrários, onde Ele nos convida a O adorarmos, a colocar o coração Nele, nossas confidências, nossos problemas e necessidades. Então, hoje, levando-O pelas ruas da cidade, nós queremos dizer ‘Jesus, vem em socorro deste povo que te acolhe, que é fraco, que é limitado, mas que confia em Ti”, afirmou Dom Murilo.
Durante a homilia, o Arcebispo falou sobre o amor e a presença de Jesus no sacramento da Eucaristia. “Quando participamos da Eucaristia, estamos junto do Senhor, mais do que nunca!”, afirmou.
Logo após a Missa, teve início a procissão, que saiu do Terreiro de Jesus, passou pela Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves e Rua Carlos Gomes, seguindo até a Praça do Campo Grande. “É uma emoção muito grande participar da Solenidade de Corpus Christi. Se eu fico feliz assim, imagine Jesus? Ele, sim, merece todo louvor, honra e glória”, disse a legionária Maria de Fátima Torres.
Durante todo o percurso, o Santíssimo Sacramento foi carregado por Dom Murilo e pelos bispos auxiliares. Já na Praça do Campo Grande, os fiéis receberam a bênção e a Indulgência Plenária. À frente do Santíssimo, formando um verdadeiro tapete humano, membros de movimentos, Irmandades, Devoções, Ordens Terceiras caminhavam conduzindo bandeiras e estandartes.
A Solenidade dos Santíssimos Corpo e Sangue de Jesus é também chamada de Festa da Unidade, já que os católicos unidos pela fé confirmam a presença de Jesus na Eucaristia. “Eu tenho certeza que hoje o Senhor derramará uma bênção especial sobre todos nós e acredito que essa chuva que parece nos incomodar, na verdade é uma expressão das graças que Jesus está derramando, não só nesta manhã, mas neste dia”, disse Dom Murilo.
Confira fotos em nossa galeria! [Clique aqui]


por