Solenidade de Corpus Christi reuniu milhares de fiéis no centro de Salvador

Na manhã de hoje, 31 de maio, milhares de católicos se reuniram no centro de Salvador para participar da Solenidade de Corpus Christi. A Missa, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Gilson Andrade da Silva e Dom Hélio Pereira dos Santos, teve início às 8h, na Igreja São Pedro dos Clérigos. Ao contrário dos anos anteriores, a Celebração Eucarística aconteceu dentro do templo devido a chuva que caía na capital baiana.

“Na Quinta-feira Santa nós celebramos a Instituição da Eucaristia, quando Jesus tomou o pão e o vinho e disse ‘isto é o meu corpo, isto é o meu sangue. Fazei isto em memória de mim’. Hoje celebramos a presença permanente de Jesus em nossos sacrários, onde Ele nos convida a O adorarmos, a colocar o coração Nele, nossas confidências, nossos problemas e necessidades. Então, hoje, levando-O pelas ruas da cidade, nós queremos dizer ‘Jesus, vem em socorro deste povo que te acolhe, que é fraco, que é limitado, mas que confia em Ti”, afirmou Dom Murilo.

Durante a homilia, o Arcebispo falou sobre o amor e a presença de Jesus no sacramento da Eucaristia. “Quando participamos da Eucaristia, estamos junto do Senhor, mais do que nunca!”, afirmou.

Logo após a Missa, teve início a procissão, que  saiu do Terreiro de Jesus, passou pela Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves e Rua Carlos Gomes, seguindo até a Praça do Campo Grande. “É uma emoção muito grande participar da Solenidade de Corpus Christi. Se eu fico feliz assim, imagine Jesus? Ele, sim, merece todo louvor, honra e glória”, disse a legionária Maria de Fátima Torres.

Durante todo o percurso, o Santíssimo Sacramento foi carregado por Dom Murilo e pelos bispos auxiliares. Já na Praça do Campo Grande, os fiéis receberam a bênção e a Indulgência Plenária. À frente do Santíssimo, formando um verdadeiro tapete humano, membros de movimentos, Irmandades, Devoções, Ordens Terceiras caminhavam conduzindo bandeiras e estandartes.

A Solenidade dos Santíssimos Corpo e Sangue de Jesus é também chamada de Festa da Unidade, já que os católicos unidos pela fé confirmam a presença de Jesus na Eucaristia. “Eu tenho certeza que hoje o Senhor derramará uma bênção especial sobre todos nós  e acredito que essa chuva que parece nos incomodar, na verdade é uma expressão das graças que Jesus está derramando, não só nesta manhã, mas neste dia”, disse Dom Murilo.

Confira fotos em nossa galeria! [Clique aqui]