Fiéis se preparam para a Solenidade da Transfiguração do Senhor, Titular da Catedral Basílica

A Igreja celebra, no dia 6 de agosto, a Solenidade da Transfiguração do Senhor. Na Arquidiocese de Salvador,  a preparação para a festa do Titular da Catedral Basílica terá como tema central “Ele vai transfigurar nosso corpo humilhado, conformando-o ao seu corpo glorioso” (Fl 3, 21).

As celebrações preparatórias terão início no dia 2 de agosto, na Igreja São Pedro dos Clérigos (Terreiro de Jesus), com a adoração ao Santíssimo Sacramento, às 15h, encerrando com uma procissão pelo Terreiro de Jesus. Às 16h30 o bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão, presidirá a Missa em honra à Santíssima Eucaristia.

No segundo dia do tríduo (3), às 15h acontecerá a Hora Santa pela Santificação do Clero, com os Movimentos Eclesiais e Pastorais. A Missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus terá início às 16h30 e será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho.

A programação continua no dia 4 de agosto, às 14h30, quando acontecerá um momento de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja São Pedro dos Clérigos. Às 16h será realizado o Cerco da Transfiguração, que consiste em procissão com o Santíssimo Sacramento, dando sete voltas na praça do Terreiro de Jesus, recordando, assim, o Cerco de Jericó.

No primeiro domingo de agosto (5), ainda como parte das celebrações em preparação à Solenidade da Transfiguração do Senhor, o bispo auxiliar, Dom Gilson Andrade da Silva, presidirá a Missa, às 10h.

No dia festivo (6) haverá alvorada às 6h30, seguida da recitação do Terço. Ao meio dia todas as igrejas localizadas no Terreiro de Jesus tocarão os sinos. Às 12h30 será celebrada a Missa na Igreja Nossa Senhora da Ajuda, e às 15h os fiéis farão a oração dos Salmos na Igreja São Pedro dos Clérigos.

A Missa Solene da Transfiguração do Senhor terá início às 16h30, na Igreja São Pedro dos Clérigos, e será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Hélio Pereira dos Santos.