Simpósio do Apostolado da Oração reuniu mais de 500 pessoas na Cúria Metropolitana

Mais de 500 membros do Apostolado da Oração da Arquidiocese de Salvador estiveram reunidos, neste sábado (29), durante o II Simpósio Arquidiocesano de Apostolado. Com o tema “Evangelho, Eucaristia e

Arcebispo de Diamantina, Dom Darci José Nicioli conduziu duas conferências e presidiu a Missa de encerramento

Mais de 500 membros do Apostolado da Oração da Arquidiocese de Salvador estiveram reunidos, neste sábado (29), durante o II Simpósio Arquidiocesano de Apostolado. Com o tema “Evangelho, Eucaristia e missão”, o evento aconteceu no auditório Dom Geraldo Majella Agnelo, localizado na Cúria Metropolitana de Salvador (Garcia).

A abertura do Simpósio aconteceu às 8h com as boas-vindas do assistente eclesiástico, padre Valson Sandes. Em seguida, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, falou aos participantes sobre a presença positiva do Apostolado da Oração nas paróquias onde ele passa. Dom Murilo destacou que os membros do Apostolado devem ter o ensino e a prática da oração e esta oração deve ser ligada à vida, além de serem testemunhas fiéis da Eucaristia.

Auditório Dom Geraldo Majella Agnelo ficou lotado

Na ocasião, Dom Murilo também falou sobre a importante missão do AO: “Eu penso que o grande papel de vocês é a promoção da família. É na família que a maioria de nós aprendeu a amar o próximo. Para o Apostolado da Oração a expressão mais forte é a que carinhosamente chamamos de Coração de Jesus; e com este título, Jesus quer acentuar a misericórdia. Misericórdia não é uma palavra de moda, mas é uma resposta de amor ao mundo”, afirmou.

De acordo com o assistente eclesiástico do AO na Arquidiocese de Salvador, padre Valson Sandes, o objetivo do simpósio é suscitar nos membros do Apostolado um desejo novo. “Queremos recriar e reanimar o trabalho evangelizador, voltado para fortalecer a missão; e em nossa Arquidiocese se torna ainda mais comprometedor porque o nosso Arcebispo está nos oferecendo a Igreja do Passo, recém- restaurada, para que seja a nossa desse”, disse.

“Eu tenho um pedido: sejam fiéis ao Sagrado Coração de Jesus. Ninguém escolheu ser do Apostolado da Oração. Foi o Coração de Jesus que escolheu você, porque Ele sabe o quanto nós precisamos Dele e porque Ele nos ama e o amor não tem explicação”, disse Dom Murilo.

Logo após a abertura, foi lançado o livro “O Apostolado da Oração na Bahia, da autoria do escritor Alan Figueiredo.

A primeira palestra do dia foi conduzida pelo Arcebispo de Diamantina, Dom Darci José Nicioli que reforçou aos membros do AO a missão abraçada: “vocês fazem parte do Ministério Petrino do Papa Francisco”, afirmou recordando que fazer parte do Apostolado da Oração é pertencer ao Sagrado Coração de Jesus.

Após o almoço os participantes acompanharam mais uma formação, desta vez conduzida pelo bispo emérito da Diocese de Itabuna, Dom  Ceslau Stanula, que recordou alguns pontos importantes para quem pertente ao AO: oração, oferecimento diário, Eucaristia e rezar pelas intenções do Papa. “Vocês são do Apostolado, vocês são do coração e devem estar sempre em oração, fazendo o oferecimento diário e rezando pelas intenções do Papa.

O Simpósio foi encerrado com a Missa, presidida por Dom Darcy Nicioli.

Fotos: Sara Gomes

Compartilhar:

Categorias

Veja também

Sacramentos

Horários de

Missa

Ano Jubilar

Notícias relacionadas

Programa Oração Por Um Dia Feliz – 21.04.2026



Programa Oração Por Um Dia Feliz – 20.04.2026



Programa Oração Por Um Dia Feliz – 19.04.2026



Continue navegando