II Encontro Nacional da Pastoral do Empreendedor aconteceu no último fim de semana

Nos dias 2 e 3 de novembro aconteceu, em São Paulo, o II Encontro Nacional da Pastoral do Empreendedor. O evento, realizado no Centro de Formação Sagrada Família, foi conduzido pela coordenação nacional e teve como principal desafio discernir formas de expansão dos meios de implantação de novas pastorais.

Participaram do encontro coordenadores da Pastoral do Empreendedor de diversas cidades do Brasil, como Salvador (BA), Curitiba (PR), Maringá (PR), São Paulo (SP), São José do Rio Preto (SP), Jundiaí (SP), Presidente Prudente (SP), Mogi Guaçu (SP), Santo André (SP), Cuiabá (MT), Gioânia (GO), Vitória (ES), São João dos Patos (MA), Brasílica (DF) e Arquimenes (RO).

Programação

A atividade teve início no dia 2 de novembro, às 18h, com a Missa de abertura presidida pelo fundador da Pastoral do Empreendedor e atual diretor espiritual, frei Rogério Soares. Em seguida, o coordenador da Pastoral, Ricardo Vencato, acolheu a todos e apresentou o vídeo enviado pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que é o bispo referencial da Pastoral do Empreendedor [Confira o vídeo abaixo].

Já no segundo e último dia, 3 de novembro, o encontro foi mediado pelo padre Joãozinho, scj, que é o assessor espiritual da Pastoral do Empreendedor. Alguns tópicos importantes do capítulo VII da Doutrina Social da Igreja foram apresentados e explicados pelo frei Rogério, que também abordou o tema da 4ª Revolução Industrial ressaltando que “o ser humano precisa se reconectar a si mesmo, não sendo possível para o homem viver na mesma velocidade das máquinas”. Na ocasião aconteceram partilhas de experiências das pastorais e foi apresentado o novo modelo do site da pastoral, que estará disponível em breve no endereço www.pastoraldoempreendedor.org.br

O encontro seguiu com a explanação do vice-coordenador, Daniel Godri Júnior, sobre como implantar, divulgar e ampliar as ações das pastorais do empreendedor locais, enfatizando que é “preciso cuidar da embalagem (as ações
desenvolvidas pela Pastoral do Empreendedor) para que as pessoas possam chegar à sua essência (que é a espiritualidade)”, afirmou. No plenário final todos os presentes puderam indicar sugestões para o crescimento, aperfeiçoamento e a expansão da Pastoral do Empreendedor em todo o Brasil.

Para encerrar a segunda edição do Encontro Nacional da Pastoral do Empreendedor, o padre Joãozinho presidiu a Missa.

Texto: Pascom Salvador com informações da Ascom da Pastoral do Empreendedor