Dom Murilo ordenou três novos diáconos permanentes

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, conferiu na manhã deste sábado, 1 de dezembro, o ministério do diaconato permanente a Luciano Almeida, Luciano Barbosa e

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, conferiu na manhã deste sábado, 1 de dezembro, o ministério do diaconato permanente a Luciano Almeida, Luciano Barbosa e Minervaldo Sousa, todos paroquianos da Paróquia São Francisco de Assis, localizada na Boca do Rio. A Missa da Ordenação Diaconal teve início às 9h, na Matriz, e foi concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Hélio Pereira dos Santos e por padres da Arquidiocese de Salvador.

Esta foi a terceira ordenação de diáconos permanentes em menos de um mês, completando o total de 24 diáconos que estavam sendo preparados pela Escola Arquidiocesana de Formação Diaconal São Francisco de Assis. “Para mim é uma grande alegria de estar hoje confirmando essa caminhada de quase sete anos e um desejo muito antigo. Caminho na Igreja desde criança, como coroinha, como acólito, e hoje nós estamos confirmando com o diaconato essa caminhada. É pedir a Deus que nos ajude, que nos dê força para nos colocarmos à serviço da missão para o povo”, disse o neo-diácono Luciano Barbosa.

Após a proclamação do Evangelho os três candidatos ao diaconato foram apresentados ao Arcebispo pelo padre Adilton Pinto Lopes, diretor da Escola Diaconal. Durante a homilia, Dom Murilo falou sobre a importância do testemunho, da perseverança, do cuidado de si mesmo e da atualização de quem é chamado a ser evangelizador. “O exemplo que alguém dá é fruto de uma convicção, de um trabalho pessoal, de uma coerência de vida. De um coração que tem objetivos claros, que sabe o que quer. Um exemplo é, pois, frutos, de convicções longamente cultivadas”, afirmou.

“Alguém pode perguntar: como esses nossos irmãos testemunharão que Cristo está vivo, está presente na Igreja a e no mundo? Sua ação e seu trabalho girarão em torno da Palavra de Deus, do altar e da caridade. Como ministros do altar, caberá aos diáconos proclamar o Evangelho, preparar o sacrifício e repartir entre os fiéis o Corpo e o Sangue de Cristo. Além disso, serão chamados para presidir adorações, a administrar batismo, a assistir e a abençoar os matrimônios, a levar a Eucaristia aos agonizantes e também a presidir exéquias. Como ministros da caridade, olharão para todos, mas especialmente para os mais pobres e necessitados. E olharão com o olhar de Jesus Cristo e aí é que está o grande desafio: olhar o outro não apenas com o olhar humano, marcado pela limitação, mas com o olhar de Cristo”, completou o Arcebispo.

Logo após a homilia, os candidatos se comprometeram a serem fiéis a Cristo e a Igreja. Em seguida, prostraram-se ao chão, enquanto toda a assembleia entoava a Ladainha de Todos os Santos. Terminada a Ladainha, Dom Murilo impôs as mãos sobre as cabeças dos ordenandos.

Em seguida, as esposas se aproximaram segurando as vestes diaconais e as estolas, que foram levadas até cada um deles para que fossem vestidos, com a ajuda dos seus párocos. Já ordenados, os diáconos receberam o Evangeliário, que é o livro dos Evangelhos. “Para mim é uma alegria estar sendo confirmado na graça de Deus. Eu, de forma muito especial, comecei essa caminhada há 14 anos quando entrei no seminário para ser padre. E depois de 14 anos Deus me mostra o que, de fato, Ele queria, e pra mim essa é a grande graça, por que o caminho é de Deus e não meu. Eu só fiz fazer as escolhas no momento certo, na hora que Ele me disse para fazer e agora eu vivo essa alegria que Ele mesmo me deu”, afirmou o neo-diácono Luciano Almeida.

Com o coração agradecido também estava o neo-diácono Minervaldo Sousa. “É uma grande alegria. É como está no livro dos Atos, escolher homens íntegros e de grande respeito na comunidade. Então, minha comunidade me escolheu para exercer o ministério de diácono e, com isso, a cada dia em oração, ouvi a voz de Deus para saber se era mesmo isso o que Ele queria; e eu fui confirmado por Ele”, disse Luciano Barboa.

Texto e fotos: Sara Gomes

Compartilhar:

Categorias

Veja também

Sacramentos

Horários de

Missa

Ano Jubilar

Notícias relacionadas

Programa Oração Por Um Dia Feliz – 26.04.2026



Formação Litúrgica reuniu cerca de 500 participantes e reforçou a importância da música nos tempos litúrgicos

Cerca de 500 agentes de pastoral, representantes de todas as paróquias da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, participaram neste sábado (25) de uma

Programa Oração Por Um Dia Feliz – 25.04.2026



Catedral Basílica receberá concerto em homenagem aos 50 anos da Academia de Artes e Letras Mater Salvatoris

Com entrada gratuita, a apresentação será realizada pelo Madrigal Cruz Lopes, grupo oriundo do Rio de Janeiro

Continue navegando