Tu me amas?

Dom Murilo S.R. Krieger, scj Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil   A celebração de meu jubileu de ouro de ordenação sacerdotal (1969 – 07.12 -2019) me

Dom Murilo S.R. Krieger, scj

Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil

 

A celebração de meu jubileu de ouro de ordenação sacerdotal (1969 – 07.12 -2019) me fez recordar a pergunta que Jesus, pouco antes de sua ascensão, fez a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Por que essa pergunta? Afinal, Pedro havia dado muitas provas de que o amava: deixara barco e redes por causa dele; partira com Jesus para o desconhecido; havia seguido o Mestre durante três anos, numa vida desgastante; manifestara sua fé, ao proclamar: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. Não era de se esperar, pois, que o apóstolo ouvisse a mesma pergunta, e por três vezes. É verdade que Pedro havia negado Jesus, também por três vezes. Mas, afinal, agora estava ali, seguindo-o.

Provavelmente, Jesus insistiu em sua pergunta para ter a oportunidade de acentuar, de forma clara, qual seria a missão de Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas!!” O apóstolo passava a ter a mesma missão de Jesus. Como pastor, deverá testemunhar as dimensões do amor e da misericórdia do Senhor – misericórdia que ele próprio havia experimentado após ter negado o Mestre. Como pastor, Pedro deverá fazer por todas as pessoas o que Jesus havia feito por ele: dar a vida. Jamais poderá se esquecer de que não estava recebendo um cargo de dominação ou poder, mas uma missão de serviço. Pedro deverá possibilitar que outros experimentem o amor de Jesus, como ele próprio o havia experimentado.

A insistência de Jesus na pergunta pode ter também uma outra explicação: o desejo que o Mestre tinha de ouvir, por três vezes, uma confirmação do amor que o apóstolo tinha por ele: “Tu sabes que eu te amo”. A partir daí, Pedro será outro: cuidará do rebanho de Jesus, unirá os outros apóstolos em torno do Bom Pastor, anunciará a Boa Nova, escreverá duas cartas e enfrentará mil problemas, até ser martirizado. Cada passo que dava, era uma confirmação do que havia dito a Jesus: “Tu sabes que eu te amo…”

Passados cinquenta anos de minha ordenação sacerdotal, sinto que Jesus se dirige a mim com a pergunta feita a Pedro: “Tu me amas?…” Ele quer que eu aproveite esse jubileu para uma revisão de minha vida em relação a ele. Lembrando-me das situações que vivi, das pessoas que conheci, das muitas graças recebidas, só posso repetir com Pedro: “Tu sabes que eu te amo!” E como não amá-lo, depois de tantas manifestações de sua misericórdia? Como não lhe ser grato depois de experiências que tive como seu discípulo? Como não lhe responder positivamente e com alegria, depois de tudo o que ele me possibilitou viver?

Lendo esse testemunho, meus leitores entenderão melhor a escolha do meu lema: “Deus é amor!” Peço a oração de todos para acreditar sempre mais nessa verdade e para proclamá-la com renovado entusiasmo.

 

Compartilhar:

Categorias

Veja também

Artigos de Dom Sergio, Formação, Notícias

Sacramentos

Horários de

Missa

Ano Jubilar

Notícias relacionadas

Retomada da Equipe Sinodal Arquidiocesana marca novo impulso para implementação do Documento Final do Sínodo

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia retomou, na manhã deste sábado, 11 de abril, as atividades da Equipe Sinodal Arquidiocesana. O encontro aconteceu

Programa Oração Por Um Dia Feliz – 11.04.2026



Programa Oração Por Um Dia Feliz – 10.04.2026



Continue navegando