Com fé e alegria, as Irmãs Paulinas deram início, na manhã desta sexta-feira (20), às comemorações pelo centenário de fundação da Pia Sociedade Filhas de São Paulo. A Missa em ação de graças foi celebrada pelo padre Aderbal Galvão de Sousa, na Igreja São Pedro.
“O sentimento que eu tenho hoje é de gratidão a Deus. Que nós possamos, de fato, continuar evangelizando, que possamos levar o Evangelho com nossas vidas, com nossa santidade”, afirmou a coordenadora das Paulinas em Salvador, Ir. Maria Edite Konzen. Segundo ela, a Congregação conta com cinco Irmãs na capital baiana.
Durante a homilia, o padre Aderbal falou sobre a importância da presença das religiosas no Brasil. “A comunidade das Paulinas é uma comunidade apostólica. Através dos meios de comunicação, elas buscam anunciar o Evangelho. Esta família reúne em torno de si todos os colaboradores que estão ali, não só como funcionários da livraria, mas como missionários”, lembrou o sacerdote, enfatizando o trabalho com as formações.
Após a Celebração Eucarística, as Irmãs e os colaboradores que atuam nas livrarias foram chamados para receber a bênção no altar. “As Irmãs Paulinas estão presentes aqui na Igreja de São Pedro. Elas me ajudaram e me ajudam muito na missão enquanto comunicador. Obrigado, Senhor, por esta comunidade e, por favor, suscite novas e santas vocações”, disse padre Aderbal.
Vale ressaltar que, para marcar o período de comemorações, as Paulinas farão uma série de atividades durante todo o ano, como exposições, palestras e formações. A primeira delas é uma exposição em frente a loja, localizada na avenida Sete de Setembro), durante todo o dia de hoje. A Missa pelo centenário será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, no dia 14 de junho.
Pia Sociedade Filhas de São Paulo
Fundada pelo padre Tiago Alberione e pela Irmã Tecla Merlo em 15 de junho de 1915, em Alba, no norte da Itália, a Pia Sociedade Filhas de São Paulo nasceu com a missão de transmitir a Boa Nova através de todos os meios de comunicação disponíveis. Com o passar dos anos, as Irmãs Paulinas foram evangelizando em diversos locais e, atualmente, estão presentes em 50 países e contam com um total de 2.267 religiosas.
As Irmãs chegaram ao Brasil no ano de 1931. Em 1934 publicaram a primeira edição, em português, da Revista Família Cristã – com circulação até os dias de hoje. Já em 1953, a Santa Sé emitiu o decreto de aprovação pontifícia da Congregação das Filhas de São Paulo, aprovando suas constituições. A partir desse momento, tornou-se possível a expansão do apostolado para os mais diversos setores da comunicação.
No ano de 1960 foi fundada a gravadora Paulinas – Comep, com programas de rádio, shows na TV, DVDs e outras mídias. Outra atividade das Irmãs é a Livraria Paulinas, que conta, atualmente, com 32 pontos. Confira as fotos!
Fotos: Sara Gomes


por