As Comunidades Terapêuticas (CT’s) estão com a campanha #somostodosCT #euapoioCT. A iniciativa tem como principal objetivo conscientizar a sociedade quanto à necessidade de aprovação da resolução de regulamentação e, com isso, qualificar e ampliar os serviços prestados às vítimas da dependência química.
De acordo com informações disponíveis no site criado para que as pessoas possam assinar a petição pública (clique aqui), existem no Brasil – conforme senso realizado em agosto de 2014 – 1.847 Comunidades Terapêuticas, que atendem atualmente mais de 65 mil pessoas. Estas CT’s estão organizadas em associações, federações regionais e nacionais e na Confederação Nacional (CONFENACT).
Para que a sociedade possa conhecer a minuta de resolução que regulamenta as Comunidades Terapêuticas no âmbito do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), o Conselho Nacional de Políticas Públicas (CONAD), abriu consulta ao texto, até o dia 28 de fevereiro. Os interessados em ler podem clicar aqui.
Dentre os profissionais que atuam nas CT’s estão aqueles formados na área de saúde, psicologia, assistência social e áreas correlacionadas à proteção aos direitos Humanos. De acordo com o site www.peticaopublica.com.br, “as CT’s que querem um Marco Regulatório têm equipes de trabalho interdisciplinar e estrutura física adequada, e estão alicerçadas na técnica e no amor ao próximo, pois a base da recuperação de qualquer doença depende muito de o indivíduo acreditar na recuperação”, pontua.


por