A vida do fundador da Pastoral da Juventude (PJ), padre Pedro Mathon, pode ser conferida no livro Pe. Pedro Mathon – O Vocacionado, produzido pela Pastoral da Juventude e Pela Pastoral Universitária no ano de 2005. A obra apresenta, ainda, inúmeros testemunhos sobre este homem de fé. Os interessados em adquirir um exemplar podem procurar Zoraide, da PJ (Centro de Pastoral – avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelos telefones (71) 4009-6616 / 6618.
Dentre os trabalhos pastorais que realizou na Arquidiocese de Salvador estão os desenvolvidos na paróquia Cristo Rei e São Judas Tadeu, na paróquia Nossa Senhora das Dores e no Seminário São João Maria Vianey. Contudo, a vida de padre Mathon foi marcada pelas ações junto à juventude. Além da PJ, o sacerdote fundou o Setor das Auxiliares do Lar e o Clube Vocacional (espécie de Seminário Menor para os jovens que não tinham nenhum acompanhamento vocacional).
Padre Mathon reorganizou, em 1970, a Pastoral Universitária. No ano de 1973 estabeleceu a Comunidade São José do Curuzu. Com o auxílio de leigos engajados, padre Mathon ajudou a erguer e ampliar escolas, além de fundar novas comunidades paroquiais.
O Sacerdote, que dedicou a própria vida ao serviço, morreu no dia 26 de fevereiro de 2010. Para fazer memória a esta data, padres, religiosos e leigos participaram, na manhã de hoje, de uma Missa, celebrada na Capela Sagrada Família Garcia.


por