Livro que conta a história do padre Mathon pode ser adquirido na sede da PJ

LivroA vida do fundador da Pastoral da Juventude (PJ), padre Pedro Mathon, pode ser conferida no livro  Pe. Pedro Mathon – O Vocacionado, produzido pela Pastoral da Juventude e Pela Pastoral Universitária no ano de 2005. A obra apresenta, ainda, inúmeros testemunhos sobre este homem de fé. Os interessados em adquirir um exemplar podem procurar Zoraide, da PJ (Centro de Pastoral – avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelos telefones (71) 4009-6616 / 6618.

Dentre os trabalhos pastorais que realizou na Arquidiocese de Salvador estão os desenvolvidos na paróquia Cristo Rei e São Judas Tadeu, na paróquia Nossa Senhora das Dores e no Seminário São João Maria Vianey. Contudo, a vida de padre Mathon foi marcada pelas ações junto à juventude. Além da PJ, o sacerdote fundou o Setor das Auxiliares do Lar e o Clube Vocacional (espécie de Seminário Menor para os jovens que não tinham nenhum acompanhamento vocacional).

Padre Mathon reorganizou, em 1970, a Pastoral Universitária. No ano de 1973 estabeleceu a Comunidade São José do Curuzu. Com o auxílio de leigos engajados, padre Mathon ajudou a erguer e ampliar escolas, além de fundar novas comunidades paroquiais.

O Sacerdote, que dedicou a própria vida ao serviço, morreu no dia 26 de fevereiro de 2010. Para fazer memória a esta data, padres, religiosos e leigos participaram, na manhã de hoje, de uma Missa, celebrada na Capela Sagrada Família Garcia.