À luz do tema “Antes de mandar Amar, Ele amou”, a Paróquia Santa Cruz, localizada no Engenho Velho da Federação, realiza o novenário em preparação à Festa da Exaltação da Santa Cruz, que acontece em 14 de setembro. “Nesse centro da pandemia, o nosso olhar sobre a humanidade é um olhar de misericórdia, de consolação, de respeito, de solidariedade e de vivência do amor acima de tudo. O tema deste ano vem para nos ajudar a sermos homens e mulheres de amor. Nós queremos nessa pandemia revelar e tornar cada vez mais presente no coração dos fiéis essa consciência de que o amor com que Jesus nos amou é a essência com a qual nós devemos nos amar. Nós somos amados, e uma vez amados, nós também precisamos amar”, afirma o pároco, padre Lázaro Muniz.
Dia 5 de setembro
Tema: “Na Cruz duas direções que se cruzam no mandamento do amor: Deus e o próximo – O que aprendemos com a pandemia?”
Horário: às 18hDia 6 de setembro
Tema: “A Cruz é sinal que marca, envolve e acompanha o cristão no enfrentamento das adversidades – É preciso saber viver”
Horário: às 7h (Missa) e às 18h (novenário)Dia 7 de setembro
Tema: “Levantado na Cruz para dar à humanidade a vida eterna – Atrairei todos a mim! – Tua casa e tua vida estão aos pés da Cruz?”
Horário: às 19hDia 8 de setembro
Tema: “Cruz, loucura de Deus para uns, fraqueza para outros! E para você que crê? Como tens assumido a Cruz de cada dia?”
Horário: às 19h
Dia 9 de setembro
Tema: “Ele deu Seu Filho Único – Na Cruz Sua prova de Amor extremado por ti! Tens tomado posse desta graça?”
Horário: às 19h
Dia 10 de setembro
Tema: “No Ministério da Cruz, Deus revela que a inteligência humana compreende menos que o coração- Seu coração é todo de Deus?”
Horário: às 19h
Dia 11 de setembro
Tema: “Na Cruz revelou a profundidade de Misericórdia Divina – Que pecador se converta e viva! – O que estás esperando?”
Horário: às 19h
Dia 12 de setembro
Tema: “O grão de trigo que morre dá muitos frutos! Eis a essência do amor e da existência humana – Dar-se por amor!”
Horário: às 18h
Dia 13 de setembro
Tema: “Olhando para a Cruz, disse: verdadeiramente Ele é Filho de Deus” – E quando você olha para a Cruz? O que procuras?”
Horário: às 7h (Missa) e às 18h (novenário)
Dia 14 de setembro – Festa da Exaltação da Santa Cruz
Santa Missa pelos paroquianos e devotos falecidos, às 7h30
Missa Solene presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 19h



por