Alegria e festa para Nossa Senhora Aparecida

dscn0031A noite deste sábado (10) foi especial para os fiéis que participaram da programação dedicada à chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida na paróquia que leva o nome da padroeira do Brasil, localizada no Imbuí. As atividades se iniciaram às 16h, com a recitação do terço, seguida de louvores e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Dona Valquíria Nunes estava entre as centenas de pessoas que foram fazer orações à Mãe de Deus. Ela chegou à igreja matriz por volta das 18h, acompanhada do marido, José, que caminhava ao seu lado com dificuldade. Após ocupar os assentos para aguardar a tão esperada visita, afirmou: “É um dia cheio de bênçãos, porque nossa Mãe é misericordiosa, por isso, tenho mais a agradecer do que pedir”.

Quando a carreata que acompanhava a imagem se aproximou da paróquia, por volta das 19h40, fogos de artifício dscn0049foram disparados para saudar Nossa Senhora Aparecida, que chegou ao Aeroporto Internacional de Salvador às 17h30. Os cânticos ganharam força na medida em que a imagem se aproximava, conduzida pelas mãos do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, acompanhado dos bispos auxiliares Dom Gilson Andrade da Silva e Dom Estevam dos Santos Silva Filho.

Em sua saudação à comunidade, o arcebispo destacou o fervor com que cada um acolheu a Mãe do Salvador. “O que Maria quer falar a cada um de nós? Tenho certeza de que ela já falou muito e cada um já teve muitas respostas. Eu vi isso pelos olhares, pelas lágrimas que corriam no rosto de muitos”, disse.

dsc09060Diante do altar, era possível perceber a cena descrita por Dom Murilo. Uma mulher, ajoelhada, não conteve a emoção enquanto olhava a imagem de Nossa Senhora Aparecida. As lágrimas lhe escorriam incessantemente pelo rosto, que expressava profunda concentração, em meio aos louvores entusiasmados da comunidade.

A intensidade da devoção na Arquidiocese de Salvador chamou a atenção de Dom Murilo. “Eu não podia imaginar tanta manifestação de carinho e amor como o povo está demonstrando. Isso mostra que Maria ocupa um lugar especial no coração desse povo, que vai se sentir levado a Jesus pelas mãos dela”, afirmou.

Missas

Durante a Celebração Eucarística, que começou às 20h, Dom Estevam traçou um paralelo entre a alegria da dsc09063comunidade naquela noite com a alegria de Isabel quando da visita da Mãe do Salvador. “Essa imagem traz uma imensa alegria para a cidade, é um sinal de muita misericórdia para com a nossa Arquidiocese”, comemorou. Ao lembrar do contexto que trouxe essa imagem para Salvador, o bispo auxiliar disse que “o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida por três pescadores pobres nos mostra como somos surpreendidos por Deus”. Encontro que em 2017 completará 300 anos, Jubileu que já está sendo festejado em todas as dioceses do país, com as visitas das imagens peregrinas da padroeira.

Neste domingo, as missas na matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Imbuí, ocorrerão às 06h30, 09h30 e 12h30.

Fotos: Manoel Eloy e Rosa Brito

Texto: Luana Assiz