Amor de Pai

Cardeal Dom Sergio da Rocha

Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil

Apesar do forte apelo comercial que marca o dia dedicado aos pais, comemorado no Brasil no segundo domingo de agosto, é importante aproveitar a ocasião para a oração, a reflexão e gestos concretos de gratidão e reconhecimento. Como vai o amor dos pais pelos filhos? Como vai o amor dos filhos pelos pais? É certo que há pai com um jeito um pouco estranho de amar, conforme afirmam muitos filhos, especialmente adolescentes e jovens. Contudo, é igualmente certo que há filho que também tem um jeito estranho de amar o próprio pai. O importante é aproveitar a ocasião para reconhecer e agradecer o amor dos pais e dos filhos, ainda que muitas vezes, escondido ou frágil, e dispor-se a crescer. A oração e a reflexão proporcionada pelo Dia dos Pais se prolonga na Semana Nacional da Família, ocasião especial para redescobrir a beleza e a alegria do amor na vida do casal e da família.

É tempo de revalorizar o papel do pai na família e de expressar gratidão pelo amor demonstrado ao longo dos anos. É tempo de dar especial atenção e afetuoso apoio aos pais idosos, aos pais enfermos, aos pais desempregados, aos pais que vivem na pobreza, aos pais que mais sofrem. O amor das mães costuma ser mais facilmente admitido, ainda que nem sempre devidamente reconhecido e retribuído de modo justo. Contudo, o verbo amar também é conjugado pelos pais. Pai tem coração! Pai ama!

Há muitos pais que demonstraram ou demonstram amar seus filhos não tanto com abraços afetuosos ou palavras carinhosas, mas sacrificando a sua vida, gastando o seu tempo e seus bens em favor dos filhos. O amor de pai é marcado pela gratuidade, pelo amar primeiro, pelo amar antes de ser amado. Antes que o filho pudesse manifestar amor ou gratidão, é o pai quem dele cuidava, juntamente com a mãe, passando noites sem dormir, quando pequenino ou doente. Há inúmeros pais que deixam de comprar algo para si, para que os filhos tenham o necessário para viver dignamente. Há pais que deixam de comer, para que os filhos tenham o pão de cada dia. Há pais que enfrentam duras jornadas de trabalho para sustentar os seus filhos. Há pais que sofrem com a migração forçada para buscar melhores condições de vida para os filhos. Estes e tantos outros gestos podem ser recordados como sinais do amor de pai para filho ou filha. É tempo de reconhecer o amor do pai e retribuir, com amor, oferecendo-lhe os presentes mais preciosos, que não podem ser adquiridos em lojas: o respeito, a compreensão, a proximidade filial, o abraço, o carinho, o apoio e, se necessário, também o perdão, pois quem ama perdoa.

Como amar assim nem sempre é fácil e o nosso amor nunca é perfeito, necessitamos do amor daquele que é o Pai de todos. Jesus nos ensinou a rezar chamando a Deus de Pai e a viver como irmãos. O amor de Deus, que é Pai, sustenta os pais e os filhos na bela e permanente tarefa de amar. Amar como Deus Pai nos ama! Amar, contando com a força do amor do Pai, que torna possível e forte o amor de cada pai.