Angola vai ter Instituto Missionário ad gentes Mama Muxima

De 24 de Fevereiro a 1 de Março de 2021, no Santuário de Nossa Senhora da Muxima, Diocese de Viana, teve lugar a I Assembleia Plenária anual da CEAST que contou com a presença de todos os Bispos da CEAST, destacando-se as presenças de D. Joaquim Nhanganga Tyombe, bispo eleito do Uige e do Padre Adão António, administrador diocesano de Malange, igualmente, a presença de D. Giovanni Gaspari, Núncio Apostólico em Angola e São Tomé, que dirigiu palavras de saudação e de apreço a todos os Bispos reunidos em Plenária.

Na sequência dos trabalhos, os Bispos aprovaram dentre vários documentos a Mensagem Pastoral sobre o momento atual em Angola, intitulada ‘Angola, casa de paz, liberdade e fraternidade’.

Os bispos aprovaram também as propostas para a criação de 3 dioceses, sendo duas a desmembrar da Arquidiocese do Lubango e uma a desmembrar da Diocese de Benguela.

Os Bispos aprovaram igualmente a criação do Instituto Missionário ad gentes Mamã Muxima, da CEAST, e que formará sacerdotes para as Dioceses de Angola e do Mundo, assim como a realização do II Simpósio Internacional de Pastoral Bíblica a realizar-se em Luanda, de 17 a 19 de Setembro de 2021, bem como a Nota Pastoral sobre o uso indevido, por não católicos, de terminologia eclesiástica católica, símbolos, vestes e materiais litúrgicos.

“Uma maior disponibilidade das Congregações Religiosas para a missão pastoral nas Dioceses mais carenciadas de missionários”, constam das recomendações dos bispos que em tempo de Quaresma, convidaram todos os cidadãos ao arrependimento pelos pecados pessoais e sociais cometidos e à conversão autêntica ao Evangelho, como fez saber a imprensa o porta – voz da CEAST, D. Belmiro Chissengueti.

“Na análise da situação do País e da Leitura dos Relatórios das Diocese, os Bispos constataram a contínua agudização da situação social do País, com níveis elevados de pobreza, fome, desemprego, perda acentuada do poder de compra e encerramento de empresas. A falta de chuva no Centro e Sul do País volta a levantar o espectro da fome, pelo que os bispos apelaram as autoridades a criarem um plano de continência;

Os bispos manifestaram igualmente preocupação com a exploração de hidro – carbonetos em áreas sensíveis da natureza.

Fonte: Vatican News

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp