Formação Notícias

Anúncio, missão e evangelização no contexto atual

Por Diácono Sergio Esteban González Martínez, CSS

O mês missionário é o momento oportuno para deter-se e refletir o modo de anunciar Jesus Cristo no contexto atual. A pandemia da Covid-19 modificou todo o agir da Igreja, obrigou a ressignificar a missão, colocando diversos e inesperados desafios. Ainda mais, semeou na sociedade a incerteza de não saber o que acontecerá no futuro. Dentro dessa realidade, os discípulos missionários, confiando no Mestre, sabem que o bem tende a comunicar-se (EG, 9).

Anunciar a beleza do Evangelho na era digital onde as pessoas, com facilidade, acedem a orações, Missas e formações virtuais é provocador porque questiona a preparação dos agentes de pastorais no momento de evangelizar. Discernir os aspectos primários e secundários da missão, saber distinguir entre o próprio e o acessório, é a chave que ajuda os discípulos a concentrar-se no essencial do anúncio (EG, 35), para assim, não esquecer que existe uma ordem interna na doutrina católica (UR, 11).

Seguir Jesus Cristo é diferenciar três palavras que estão intimamente ligadas e, ao mesmo tempo, são diferentes: anúncio, missão e evangelização. Toda missão parte do anúncio, no encontro pessoal com o Filho, é o anúncio que dá resposta ao anseio de infinito que existe em todo coração humano (EG, 165). Quem tem experiência com a paixão, morte e ressurreição do Senhor, compreende adequadamente o evento salvífico e rumina cada momento da história sabendo que Deus fala em cada ato.

O encontro pessoal, a experiência do anúncio, é a base para missionar e evangelizar, o impulso que busca relações pessoais e comunitárias e o sustento para construir uma sociedade fraterna e pacífica que busque não rejeitar ou ignorar os conflitos, senão, suportar o conflito, resolvê-lo e transformá-lo no elo de ligação de um novo processo (EG, 227). Desta maneira, só poderá ter a coragem de ser verdadeiros missionários aqueles que se encontrarem com Jesus Cristo. Sem o anúncio, não se pode ser missionário.

O sinal de um correto anúncio é o efeito que produz na pessoa. Incomodar, questionar e mover, são verbos que impulsam a sair. No caminho do discipulado, pode-se afirmar que missão está intimamente ligada a saída, envio e projeto. Ela tem o seu início no amor misericordioso do Pai e no Seu projeto que é o próprio amor. Esta saída não é, de maneira alguma, feita individualmente. Ela é comunitária, relacional, resulta de um encontro entre seguidores. É a comunidade de discípulos missionários que vai para relacionar-se e que toma a iniciativa. Em síntese, missão é uma comunidade aberta, disposta a doar-se e acompanhar o outro.

Receber o anúncio e viver a missão são o caminho para compreender o significado da evangelização. Unicamente quem diferencia este itinerário processual pode realizar uma evangelização cheia de coragem e ardor, enfrentando com valentia os desafios do mundo contemporâneo. Assim, chegamos a entender que a evangelização consiste no anúncio do Reino de Deus alicerçado no amor. Evangelização é o efeito de um encontro pessoal – o anúncio, é o movimento de saída provocada pela missão. É o resultado de dois eventos anteriores.

O discípulo missionário que distingue estas três palavras conhece a importância do caráter social do Evangelho e não cai na tentação de reduzir o discipulado a mero relacionamento pessoal. Aquele que mastiga estas três palavras e a vive, conhece a proposta do Evangelho do Reino de Deus que, trata-se de amar a Deus, que reina no mundo. À medida que Ele conseguir reinar entre nós, a vida social será um espaço de fraternidade, de justiça, de paz, de dignidade para todos (EG, 180).

Referências Bibliográficas

FRANCISCO, P. Exortação Apostólica: Evangelii Gaudium – sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulus/Loyola, 2013.

CONCÍLIO VATICANO II. Vaticano II: mensagens, discursos e documentos. Decreto: Unitatis Redintegratio – sobre o ecumenismo. 2. Ed. Tradução de Francisco Catão. São Paulo: Paulinas, 2007.