Aplicação das novas diretrizes à ação evangelizadora e pastoral foi tema do Consep

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019-2023 estiveram no centro das reflexões, debates e encaminhamentos dos participantes do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na tarde desta terça-feira, 20 de agosto.

A provocação inicial ficou por conta do bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB dom Joel Portella. O bispo aprofundou as ideias centrais das novas diretrizes, como a reflexão em torno das comunidades eclesiais missionárias. Parafraseando o papa Francisco, dom Joel disse que não é possível dissociar a comunidade da missão. “Uma árvore que possui raiz mas não tem a copa é o mesmo que uma comunidade sem missão”, disse.

O secretário-geral reforçou as ideias que sustentam o modelo das comunidades eclesiais missionárias, horizonte a ser buscado segundo as novas diretrizes. Estas são definidas, segundo as novas diretrizes, como espaços de laços humanos profundos, maior proximidade às pessoas, no lugar onde vivem, cooperação entre todos. Lugar de resistência, resiliência e irradiação.

Como imagens, apontou dom Joel, a ideia da casa, espaço de relacionamentos primários e familiares; a ideia da porta, lugar que ao mesmo tempo acolhe quem chega também envia em missão e a imagem dos quatro pilares que sustentam esta casa (comunidade missionária): a palavra, o pão, a caridade e a missão.

As Comissões Episcopais Pastorais da CNBB foram provocadas, pelo secretário-geral, a refletir sobre quais os encaminhamentos práticos e como adaptar as diretrizes para o seu campo específico de ação por meio da elaboração de um plano quadrienal com objetivos, estratégias, prazos e recursos.

“O que precisa fazer para que a proposta das comunidades eclesiais missionárias seja efetivamente levada a efeito? Em que sentido a proposta das comunidades eclesiais missionárias afetam a minha comissão?”, estas foram perguntas em torno das quais os bispos, assessores e membros dos organismos da Igreja no Brasil que integram o Consep fizeram um debate e encaminhamentos na tarde desta terça-feira. A reunião do Consep continua nesta quarta-feira, dia 21, com outras pautas e temas para debate e encaminhamentos.