As paróquias da Arquidiocese de Salvador estarão, no dia 2 de agosto, em comunhão durante a vigília preparatória para a celebração da Transfiguração do Senhor, que este ano reflete sobre o tema “Transfiguração de Jesus Cristo, manifestação da Misericórdia do Pai!”.
Na Catedral Basílica, as celebrações preparatórias para a solenidade acontecem até o dia 5 de agosto, na Igreja São Pedro dos Clérigos (Praça Quinze de Novembro, s/n – Terreiro de Jesus – Centro). No dia 2 (dia da abertura do Mês Vocacional) será celebrada uma Missa às 8h, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 10h haverá uma Missa com oração por cura e libertação.
Já nos dias 3, 4 e 5 de agosto os fiéis recitam o Terço da Misericórdia diante do Santíssimo Sacramento, sempre às 15h. A partir das 16h serão celebradas Missas pela Arquidiocese de Salvador (dia 3), votiva ao Sagrado Coração de Jesus (dia 4) e votiva a Nossa Senhora da Misericórdia (dia 5).
No dia em que a Igreja celebra a Festa da Transfiguração (6), haverá alvorada a partir das 6h, e em seguida, às 7h, acontecerá o Ofício de Nossa Senhora e a recitação do Terço. A partir das 9h o Santíssimo Sacramento ficará exposto para a adoração, e às 12h será levado em procissão pelo Terreiro de Jesus. Às 15h acontecerá a Oração Solene com o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. A Missa da Transfiguração será presidida por Dom Murilo, às 16h.
De acordo com o pároco da Catedral, padre Lázaro Silva Muniz, a Festa da Transfiguração é também um momento especial para pedir a Deus a graça da renovação. “Celebrar a festa já é algo muito forte pelo fato de ser uma manifestação de Jesus que se transfigura e se revela, que se mostra, que faz a sua auto manifestação para que a gente o conheça como Ele é, Filho de Deus, Senhor , legislador, profeta. Vamos pedir a Ele a graça de que, também nós, sejamos transfigurados e que o mistério dessa transfiguração manifeste para nós a bondade de Deus.”, afirma.


por