Arquidiocese celebra Titular da Catedral com posse de novos cônegos e ação de graças pelo episcopado de Dom Dorival Barreto

No próximo dia 6 de agosto, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia celebrará com grande solenidade a Festa da Transfiguração do Senhor e a Festa do Santíssimo Salvador, Titular da Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. A Missa, marcada para as 9h, acontecerá na própria Catedral, situada no Centro Histórico de Salvador, e será presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

A data celebra não apenas a Transfiguração de Jesus no Monte das Oliveiras diante dos apóstolos, mas também o Santíssimo Salvador, título que dá nome à capital baiana — São Salvador da Bahia — e que representa o próprio Cristo glorificado. A Catedral Basílica, Sé Primacial do Brasil, é dedicada a Ele, sendo um símbolo da fé cristã e da presença da Igreja Católica no país desde seus primórdios.

Durante a Missa, acontecerá a posse dos padres Adilton Pinto Lopes, Edílson Bispo e Luís Simões como cônegos do Cabido Metropolitano de Salvador. O Cabido é um colégio de sacerdotes que auxilia o Arcebispo em determinadas questões litúrgicas e administrativas. Além de garantir a dignidade do culto na Catedral, o Cabido tem raízes históricas profundas, remontando à fundação da Arquidiocese, e sua presença é sinal da continuidade da missão apostólica da Igreja.

A celebração será também uma Ação de Graças pelo ministério episcopal de Dom Dorival Barreto, que, após servir como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, foi nomeado pelo Papa Leão XIV como bispo da Diocese de Januária (MG). Dom Dorival parte para sua nova missão levando consigo a experiência pastoral vivida na Sé Primacial e o carinho do povo baiano.

Antes da Celebração Eucarística, às 8h10, será rezada a Oração das Laudes (oração dos salmos). Aos sacerdotes e diáconos que participarão, recomenda-se o uso de paramentos brancos, preferencialmente as vestes litúrgicas “oficiais” da Arquidiocese (casula e dalmática).