Arquidiocese de Salvador celebra o Jubileu da Sociedade Civil no Ano Santo da Esperança

Foto: Adriele Garcia

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia celebrou, no domingo (19), o Jubileu da Sociedade Civil, como parte da programação do Ano Santo da Esperança, convocado pelo Papa Francisco e reforçado pelo Papa Leão XIV, vivido em toda a Igreja neste ano jubilar. O momento foi promovido pelo Vicariato Episcopal para Cultura, Educação e Comunicação, reunindo membros das pastorais e organismos que compõem este vicariato.

A Santa Missa do Jubileu foi celebrada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, e presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, e concelebrada pelo padre Manoel de Oliveira Filho, vigário episcopal para Cultura, Educação e Comunicação, e por sacerdotes do clero arquidiocesano.

Durante a Celebração jubilar, os fiéis foram convidados a viver profundamente a graça da Indulgência Plenária, própria deste Ano Santo, concedida àqueles que participam com fé dos ritos jubilares, confessam-se sacramentalmente, comungam e rezam nas intenções do Santo Padre, o Papa Leão XIV, renovando o desejo de conversão e comunhão com Deus.

Peregrinação e vivência espiritual

A celebração, animada pelo Coral Vozes da Ascensão – da Paróquia Ascensão do Senhor -, contou com a presença de representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e das pastorais arquidiocesanas. Entre os participantes, esteve o professor David Lorenzo, reitor da Universidade Católica do Salvador (UCSal), além de membros de instituições culturais, educacionais e de comunicação que colaboram com a missão evangelizadora da Igreja.

Entre as pastorais presentes, a Pastoral da Comunicação (Pascom) vivenciou um momento marcante. Os agentes se reuniram às 10h da manhã, uma hora antes da Missa, na Igreja de São Domingos de Gusmão, no Terreiro de Jesus, onde realizaram um momento de oração e espiritualidade. Em seguida, seguiram em peregrinação até a Catedral Basílica, ao som do hino do Jubileu da Esperança, em atitude de fé e gratidão.

Foto: Sara Gomes

O Jubileu da Sociedade Civil destacou o compromisso da Arquidiocese de Salvador em promover o diálogo entre fé, cultura e vida pública, valorizando o papel dos cristãos leigos e leigas que, em suas diferentes áreas de atuação, testemunham o Evangelho e colaboram na construção de uma sociedade mais justa, solidária e esperançosa.

Ano Santo da Esperança

O Ano Santo da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco, é um tempo de graça e renovação espiritual para toda a Igreja. Durante este período jubilar, os fiéis são convidados a redescobrir a alegria da fé, a confiança em Deus e o compromisso com a fraternidade e a paz. Em comunhão com o Papa Leão XIV, a Igreja celebra este tempo como oportunidade de reavivar a esperança cristã no mundo contemporâneo, testemunhando que “Cristo é a nossa esperança”.

Para conferir mais fotos, clique aqui!

Texto: Sara Gomes