No contexto do Ano Santo de 2025, em que a Igreja vive a graça do Jubileu sob o tema “Peregrinos de Esperança”, os fiéis da Arquidiocese de São Salvador da Bahia são convidados a uma vivência especial no próximo domingo, 11 de maio, quando se celebra o IV Domingo da Páscoa, também conhecido como o Domingo do Bom Pastor, ocasião para a realização da Coleta para o Fundo de Sustentação do Clero, conforme orientação do Diretório da Pastoral Presbiteral.
Esta iniciativa tem como objetivo assegurar o cuidado com os padres idosos e doentes, bem como subsidiar encontros, retiros e formações permanentes dos presbíteros. A coleta será realizada em todas as paróquias, santuários, capelanias e comunidades da Igreja Particular de São Salvador da Bahia. Quem desejar contribuir através de doação diretamente à Pastoral Presbiteral, poderá fazê-lo via PIX (e-mail): pparquiprimaz@gmail.com ou transferência bancária para os seguintes dados: Banco Bradesco; Agência: 3072; Conta Corrente: 515-0; CNPJ: 15.257.983/0001-13.
A Pastoral Vocacional e a Pastoral Presbiteral reforçam o convite para que cada comunidade intensifique a oração pelas vocações e manifeste, por meio da generosidade, sua corresponsabilidade na missão da Igreja. Em Carta ao Clero enviada aos presbíteros do clero da Sé Primacial do país, o bispo auxiliar, que também é referencial para a Pastoral Presbiteral, Dom Valter Magno de Carvalho, escreveu: “Que o Cristo Bom Pastor ilumine e abençoe o ministério de cada sacerdote”.
Abaixo, confira a íntegra do texto [ou baixe aqui]:
Salvador, 3 de maio de 2025.
Caro irmão presbítero,
Esperança e paz!
Estamos vivendo o Ano Santo de 2025, chamados a ser “peregrinos de esperança”. O Jubileu é uma bela oportunidade de revigorarmos nosso ministério de pastores do povo de Deus, anunciando o Evangelho e testemunhando o Ressuscitado no serviço de evangelização confiado pela Igreja a cada um de nós. Em 11 de maio, celebraremos o IV Domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor.
No último dia 19 de março, o saudoso Papa Francisco, por quem rezamos em sufrágio de sua alma, divulgou a mensagem para o 62º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, com o tema: “peregrinos de esperança: o dom da vida”, encorajando os ministros ordenados a doarem com generosidade a vida a Deus e perceberem a própria vocação como sinal da esperança que o próprio Senhor nutre pelo mundo e por cada um de seus filhos.
Peço ao irmão presbítero que motive sua comunidade paroquial a viver este dia intensificando a oração pelas vocações em nossa Igreja. Ainda conforme orienta o Diretório da Pastoral Presbiteral, realiza-se neste mesmo dia, em nossa Arquidiocese, a Coleta para o “fundo de sustentação do clero”, que visa ajudar nos custos dos encontros, formações, retiros e também na ajuda aos padres doentes e idosos, bem como, favorece que nenhum irmão presbítero fique sem os meios necessários para sua justa subsistência. Esta coleta deverá ser realizada em todas as paróquias, santuários, capelanias e comunidades da Igreja Particular de São Salvador da Bahia e expressa nossa corresponsabilidade e comunhão eclesial.
Em nome da Pastoral Vocacional e da Pastoral Presbiteral agradeço ao querido irmão pela atenção e empenho na celebração deste Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Que o Cristo Bom Pastor ilumine sua vida e abençoe seu ministério.
Com fraterna estima,
Dom Valter Magno de Carvalho
Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia




por