Arquidiocese de Salvador celebrou a Missa da Ceia do Senhor

No fim da Missa da Quinta-feira Santa o altar é desnudado

Sem a presença dos fiéis, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidiu a Missa da Ceia do Senhor na capela do Centro de Treinamento de Líderes (CTL), localizado em Itapuã. A Missa, que recorda a Instituição da Eucaristia, teve início às 16h e foi transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese (Facebook e Instagram) e pela Rede Excelsior de Comunicação (AM 840 e FM 106.1).

Durante a homilia, Dom Estevam recordou do grande amor de Deus ao instituir a Eucaristia e o sacerdócio. “Nosso Senhor, em um dia como este, nos deixou dois grandes presentes: o sacerdócio e a Eucaristia. Hoje pela manhã, na Catedral a pedido de Dom Murilo que está conservando o isolamento social, eu presidi a Missa da Unidade. Rezamos por cada sacerdote, por cada padre, por este presente escolhido por Deus para consagrar a Eucaristia”, afirmou Dom Estevam.

O bispo destacou, ainda, que apesar da pandemia ocasionada pelo coronavírus (COVID-19), o sacerdócio instituído por Jesus une cada pessoa, independente do lugar onde estejam. “No momento derradeiro de Jesus em nosso meio, Ele quis permanecer para sempre conosco. Ele prometeu que estaria para sempre. Jesus nunca nos abandonou. Amou e ama-nos até o fim”, disse.

Por uma questão de saúde pública, este ano não aconteceu o rito do Lava-pés.

Fotos: Sara Gomes