Como etapa inicial de formação dos futuros voluntários, o Serviço Arquidiocesano de Escuta (SAE) promoverá três Oficinas de Escuta Pastoral, que integrarão conteúdos teóricos e vivências práticas voltadas à assimilação da metodologia própria da escuta pastoral. As oficinas serão realizadas no Centro Arquidiocesano de Pastoral, da Cúria Metropolitana Bom Pastor (Avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia), nos dias 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026, sempre das 13h30 às 17h.
Para participar, os candidatos deverão apresentar carta de recomendação do pároco [clique aqui para baixar o modelo], preencher o formulário de inscrição [disponível aqui], estar presentes em todos os encontros e assumir o compromisso de atuar no Serviço Arquidiocesano de Escuta, colaborando com as paróquias e comunidades. Cada paróquia poderá indicar até duas pessoas para o processo formativo.
Movida pelo espírito do Jubileu da Esperança, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia ampliará, em 2026, as iniciativas de acolhimento às pessoas em situações de vulnerabilidade, por meio do Serviço Arquidiocesano de Escuta (SAE). Criado recentemente, o SAE tem como propósito oferecer atendimento personalizado a quem enfrenta momentos de angústia, sofrimento, confusão ou desilusão, disponibilizando apoio para compreender e superar desafios emocionais e espirituais. Inspirado na reflexão de Rubem Alves — “escutar é delicado e sutil” —, o serviço parte da centralidade de Jesus como referência para o ato de acolher e ajudar.
Para saber mais sobre o SAE, clique aqui!




por