Às vésperas da 39ª AG dos Cristãos leigos e leigas, presidente da CNLB fala sobre os desafios do laicato no Brasil

Às vésperas da 39ª Assembleia Geral dos Cristãos Leigos, que se realizará de 3 a 5 de junho de modo virtual, a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Sônia Gomes de Oliveira, falou ao Portal da CNBB sobre os desafios da atuação do laicato na Igreja no país.

De acordo com ela, se a realidade for considerada à luz do Documento nº 105 da CNBB, cujo título é “Cristãos leigos e legas na Igreja e na Sociedade”, é possível perceber recuos.  Ela destaca que o primeiro desafio, voltado mais para dentro da Igreja,  trata-se de os cristãos leigos entenderem a sua vocação e missão.

“Ainda não conseguimos entender que temos uma contribuição grande a dar na Igreja e na sociedade. Muitas vezes omitimos a nossa vocação para atuar em ambientes que somos chamados e nos quais deveríamos ser testemunhas de Jesus Cristo”, disse.

Um outro grande desafio apontado pela presidente do CNLB se refere à pandemia da Covid-19 e os problemas sociais e econômicos decorrentes de seu avanço no país que, segundo ela, estavam ainda velados e agora se revelam contra a vida e o ser humano, como a pobreza, a fome, a migração, o desemprego, a violência e  fragilidade da democracia brasileira.

“Como laicato, somos desafiados a atuar numa rede de solidariedade, como já temos feito. Mas não podemos parar aí, temos que garantir políticas públicas, a defesa do Sistema Único de Saúde e do emprego. É nosso papel atuar na linha de frente nesta missão”, apontou.

A defesa da Casa Comum é outro desafio apontado por Sônia. “O Papa Francisco tem nos provocado para entender que tudo está interligado”, disse. Para ela, a defesa da Casa Comum não se resume apenas à Amazônia e aos povos do bioma, mas a toda a vida, povos, comunidades e biomas do Brasil e do mundo.

Ela defende que a vida humana depende muito de um novo modo de se relacionar com os bens naturais, no qual o  consumo não seja colocado com um valor acima da natureza e da vida humana. “Como batizados, nós leigas e leigos somos chamados a vivenciar e somos desafiados a cuidar e a testemunhar esta missão”, disse.

Para a presidente do CNLB, o sacramento da Eucaristia, vivenciado como o pão partido, precisa arder nos corações dos cristãos leigos e leigas para que possam sentir e assumir estes desafios. Ela aponta a que escolha por iniciar a 39ª Assembleia Geral dos Cristãos Leigos no próximo dia 3 de junho, em Corpus Christi, é um chamado  a este compromisso.

Sobre a 39ª Assembleia Geral dos Cristãos Leigos

A 39ª Assembleia Geral dos Cristãos Leigos que integram o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) acontecerá, de modo virtual em razão da pandemia, de 3 a 5 de junho, organizada pelo organismo do povo de Deus.

O encontro é caracterizado como um espaço para animar os cristãos leigos e leigas a celebrar sua vocação, missão e protagonismo na Igreja, além de aprofundar o tema que escolhido para a caminhada de 2021: “Cristãos leigos e leigas em missão: respondendo aos novos desafios”.

Quem participa?

São convidados a participar do evento, os cristãos leigos e leigas representantes dos CNLBs regionais, as organizações filiadas, além do Colegiado deliberativo e das comissões de assessoria de trabalho do organismo do povo de Deus.

Na programação da assembleia, estão previstos formação com o padre Alfredinho, reflexão com a presidente do CNLB, Sônia Gomes de Oliveira, e do bispo referencial da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo de Tocantinópolis (TO), dom Giovane Pereira de Melo.

Será possível acompanhar a programação da Assembleia por meio dos boletins do CNLB, podcasts, informativos, coletivas de imprensa e flashs durante toda a Assembleia Geral Ordinária 2021. As informações também serão divulgadas nas redes sociais do CNLB.

Acompanhe a programação aqui: www.cnlb.org.br