Atividades online propõem a vivência da festa natalina dentro de casa

[Clique na imagem para ampliar]

O grupo Oração Pela Arte (OPA) está com um projeto inédito voltado para possibilitar uma experiência religiosa diferente em 2020 nesse período do Natal em pandemia. Trata-se do “Caminhos do Natal”, hospedado no site www.opacomunidade.com.br e que visa propiciar às pessoas a vivência do sentido da festa cristã dentro de seus lares.

São vários tipos de oração sintonizados com a religiosidade presente na época e a maneira artística de rezar característica do OPA. Textos reflexivos, meditações, podcasts, atividades manuais, pinturas, músicas, contações de estórias, receitas e vídeos suscitam a reflexão sobre as passagens bíblicas que relatam os acontecimentos que resultaram, historicamente, no nascimento do Menino Jesus, principal fato do período festivo na Igreja Católica.

O conteúdo digital é gratuito, dividido em sete semanas e atende a todas as idades. A cada semana, novas orações com arte são disponibilizadas em sessões que se dividem por modalidade e que variam a cada nova inserção. Há, inclusive, uma sessão que incentiva o cuidado com o meio ambiente e o compromisso com a preservação da natureza, denominada “Casa Comum”, mesmo conceito que vem sendo trabalhado pelo Papa Francisco.

A atividade principal é o “Presépio peregrino”, em que a leitura de um texto semanal transporta os “navegantes orantes” à época do nascimento de Jesus, uma experiência de contemplação, modalidade de oração deixada por Santo Inácio de Loyola, cuja espiritualidade é seguida pelos integrantes do OPA. A ideia dessa atividade é montar um presépio que vai peregrinar pela casa, até se completar no Dia de Reis.

Fundado pelo jesuíta Casimiro Irala, o Grupo OPA reúne jovens, adultos, idosos e crianças de vários estados brasileiros que seguem a filosofia de rezar por meio da arte. Na época de pandemia, o grupo buscou diversas formas de seus integrantes continuarem rezando juntos por meio da arte, criando espaços no meio digital. O “Opa Comunidade” é um dos projetos que o grupo lança, começando com as atividades do “Caminhos do Natal”, para quem quiser viver um Natal diferente, sintonizado com a espiritualidade da festa cristã.