Bodas de Pérola: Dom Murilo completa 30 anos de Ordenação Episcopal

1985: Dom Murilo Krieger recebe a Ordenação Episcopal pelas mãos de Dom Afonso Niehues – Foto: arquivo pessoal

Uma vida marcada pela doação e dedicação. Talvez esta seja a forma mais simples para mostrar como os fiéis da Arquidiocese de Salvador veem o ministério do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj. São 30 anos, completados hoje (28), que Dom Murilo recebeu a Ordenação Episcopal.

Catarinense de Brusque, onde nasceu a 19 de setembro de 1943, Dom Murilo teve a vocação sacerdotal despertada ainda quando criança. Sexto filho de nove irmãos, de tradicional família brusquense (seus pais: Oscar e Olga), realizou os estudos de primeiro e segundo graus no Seminário de Corupá (SC), na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Em 1964 ingressou nessa Congregação e iniciou o curso de filosofia em sua cidade natal. Os estudos de teologia foram na cidade de Taubaté (SP), entre os anos de 1966 e 1969. Dom Afonso Niehues foi quem presidiu sua ordenação presbiteral em 7 de dezembro de 1969, em Brusque.

Primeiros passos

O início de seu ministério pastoral foi em Taubaté, onde trabalhou na paróquia Sagrado Coração de Jesus (1970) e fundou o Movimento Shalom, para jovens. De 1974 a 1979 foi reitor do Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté. Nomeado Superior Provincial de sua Congregação, exerceu essa função de 1981 até 1985, quando foi nomeado bispo auxiliar de Florianópolis, pelo Papa João Paulo II, no dia 16 de fevereiro.

A ordenação episcopal aconteceu em Brusque, no dia 28 de abril de 1985, presidida por Dom Afonso Niehues, o mesmo que o ordenara padre 15 anos antes. Escolheu como lema episcopal: “Deus caritas est” (1Jo 4,16). Trabalhou com Dom Afonso até março de 1991 e com Dom Eusébio Oscar Scheid de março a junho de 1991. Nesse ano, no dia 22 de julho, assumiu a Diocese de Ponta Grossa no Paraná.

Seis anos depois, no dia 11 de julho de 1997, assumiu a Arquidiocese de Maringá (PR). Dia 20 de fevereiro de 2002 foi nomeado Arcebispo de Florianópolis, assumindo essa Arquidiocese no dia 27 de abril de 2002. Em 11 de janeiro de 2011 foi nomeado Arcebispo de Salvador e assumiu a Arquidiocese Primaz do Brasil em 25 de março do mesmo ano.

Em Salvador

Desde que chegou à capital baiana, Dom Murilo tem colaborado de forma positiva no que tange às negociações de greves, como as dos Policiais Militares (2012 e 2014) e a dos professores da Rede Estadual de Ensino (2012).

No ano de 2011, durante a 49ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB), foi eleito membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Campanha para a Evangelização da CNBB. No último dia 20 de abril, os bispos reunidos na 53ª Assembleia, elegeram Dom Murilo como vice-presidente da CNBB, para o perídio de 2015 a 2019.

Dom Murilo é autor de vários livros, escreve em revistas e jornais e tem programas na televisão e na Rádio Excelsior da Bahia, sempre com o intuito de evangelizar. Dentre as obras publicadas, destacam-se: Shalom: A Paz ao Alcance da Juventude (Loyola); O Primeiro, o Último, o Único Natal (Loyola); Com Maria, a Mãe de Jesus (Paulinas); Um mês com Maria (Paulinas); Anunciai a Boa Nova (Canção Nova); Dai-lhes vós mesmos de comer (CNBB) e Se eu tivesse uma câmera digital… (Paulinas).