Caminhada de fé e doação: Padre Miguel Ramon, presidente da ACOPAMEC, completa 42 anos de sacerdócio

[Clique na imagem para ampliar]
Celebrar o aniversário de Ordenação Sacerdotal é celebrar a vida, compreendendo que o sacerdócio é mais que vocação: é ouvir o chamado amoroso de Deus. Assim, segue firme e cheio de coragem o padre Miguel Ramon que, nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, completa 42 anos de sacerdócio. Para render graças a Deus pelos anos de ordenação, neste dia será celebrada a Missa em Ação de Graças, às 19h, na Comunidade Cristo Rei, em Mata Escura.

Educador e evangelizador, padre Miguel Ramon nasceu na Bélgica e chegou ao Brasil há quase quatro décadas (1983). Desde então o missionário trabalha em diversas periferias de Salvador, dedicando-se à evangelização e à formação de lideranças comunitárias. Com olhar atento aos pequeninos, suas obras de misericórdia sempre foram a favor dos pobres, motivo que ao perceber a situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes, estas com poucas oportunidades de educação, saúde e sofrendo violências diversas, fundou em 1991 o Centro João Paulo II – Artesão da Paz, atual sede da Associação das Comunidades Paroquias de Mata Escura e Calabetão – ACOPAMEC. A entidade que funciona em Mata Escura e Calabetão é comprometida com a dimensão social transformadora, desenvolvendo atividades socioeducativas para crianças, adolescentes e jovens, assim como oferecendo formação profissional, visando assegurar a inserção de jovens no mundo do trabalho. Além da ACOPAMEC, o sacerdote é também presidente do Conexão Vida e do Centro Social Dom Lucas Moreira Neves, no Alto do Peru.

Para o padre, a alegria nestes 42 anos de sacerdócio foi poder testemunhar o grande amor que Deus tem para com cada pessoa, especialmente para aquelas que mais precisam dele. “Passar a ser instrumento de uma Boa Nova para as pessoas, não como algo abstrato ou destinado para outro mundo, mas algo que se torna muito concreto na melhoria da vida, na conquista de maior humanidade. É nesta perspectiva que a celebração da Eucaristia é o maior sinal do amor doado até as últimas consequências. É uma grande alegria poder celebrar a partilha do amor e aprender a partilhar melhor com os outros”, conta.

A noite celebrativa contará, ainda, com um importante momento: padre Miguel lançará o livro “Seguir Jesus, o Messias: Reflexões sobre a identidade cristã”. O lançamento ocorrerá antes da Missa, às 18h.

Todo esse momento será transmitido, ao vivo, através da página do Facebook da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no endereço: @pnsperpetuosocorro.

Sobre o livro: Seguir Jesus, o Messias: Reflexões sobre a identidade cristã

Para os cristãos, Jesus Cristo é o verdadeiro Messias, que pela Sua paixão, morte na cruz e Ressurreição, veio salvar a humanidade. Seguir Jesus significa dar prosseguimento àquilo que Ele iniciou. Isso é possível na medida em que buscamos nos encontrar com Ele e, na força do Seu Espírito, percorremos o caminho que Ele nos propõe. Isso implica em um processo de conversão e libertação que nos fará sair de nós mesmos, indo às periferias junto aos pobres, sendo compassivos, misericordiosos e solidários. O seguimento de Jesus, que nunca exclui carregar a própria cruz, requer disposição para sofrer, sem jamais perder a esperança e a fé na força da Ressurreição. É um caminho a percorrer com muita humildade, com o apoio do Espírito Santo e dos que caminham conosco.