
No domingo, 23 de março, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia promoveu a tradicional Caminhada Penitencial, reunindo mais de 200 mil fiéis, um recorde histórico de participação. O evento, que percorreu 8 quilômetros pelas ruas da capital baiana, teve início em dois pontos distintos: a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e a Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro do Lobato. O ponto de convergência entre os grupos foi a Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Mares, no Largo dos Mares, de onde os peregrinos de esperança seguiram juntos até a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim.
Além da grande mobilização em Salvador, a Caminhada Penitencial também aconteceu na Forania 10, que compreende a região das Ilhas e Salinas da Margarida. Uma multidão participou do evento, que teve início na Comunidade São Francisco de Assis, em Nova Salinas, e seguiu até a Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Salinas da Margarida.
Fé e emoção no percurso

A multidão de fiéis, muitos emocionados e em atitude de profunda devoção, participou da caminhada de diversas formas. Alguns percorreram todo o trajeto descalços, outros carregavam pequenas cruzes como sinal de penitência e gratidão. Além disso, um grande símbolo da fé cristã marcou o percurso: uma cruz de 3,5 metros de largura por 5 metros de altura foi levada da Conceição da Praia até o Bonfim, enquanto outra, de 3 metros de largura por 6 metros de altura, foi carregada do Lobato até os Mares, onde permaneceu.
Cinco trios elétricos animaram os fiéis com cânticos religiosos e momentos de oração. Durante o percurso, ao passar em frente às Obras Sociais Irmã Dulce, muitos enfermos e funcionários aguardavam no gradil para receber a bênção, pelas mãos do bispo auxiliar Dom Valter Magno de Carvalho, um momento que emocionou os presentes.
Na Forania 10, a Caminhada Penitencial foi marcada pela forte presença da comunidade local. A missa, celebrada às 7h na Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Salinas da Margarida, foi presidida pelo bispo auxiliar, Dom Dorival Barreto.

Missas e presença de autoridades
Antes da caminhada, missas foram celebradas nos pontos de partida. Na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, a Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo de Salvador, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha às 6h30, sendo precedida da recitação do Terço às 6h. Na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Lobato, a missa foi presidida por Dom Valter Magno de Carvalho às 7h, logo após o Terço que teve início ás 6h30. Já na Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Mares, a celebração foi presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão às 7h30; antes, às 7h, os fiéis rezaram o Terço.
Autoridades políticas também participaram, entre elas o prefeito de Salvador, Bruno Reis, acompanhado da primeira-dama, Rebeca Reis; e o vereador Kel Torres, que participaram da missa na Conceição da Praia e percorreram os oito quilômetros a pé até a Basílica do Bonfim.

Gesto concreto de solidariedade
Além de ser um momento de reflexão e penitência, a Caminhada também reforçou a solidariedade. Caminhões do Exército foram disponibilizados para arrecadar alimentos não perecíveis, um gesto concreto que se repete anualmente. Neste ano, foram arrecadadas cerca de 10 toneladas de alimentos, já entregues às Obras Sociais Irmã Dulce, ao Projeto Bom Samaritano, da Basílica do Senhor do Bonfim, e à Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Lobato.
A forte presença da juventude foi outro destaque do evento, com muitos jovens participando ativamente, seja cantando, carregando símbolos religiosos ou ajudando na organização.
Na Forania 10, a Caminhada Penitencial também contou com um gesto concreto. As doações de alimentos não perecíveis foram destinadas para compor as cestas básicas distribuídas pela própria Paróquia Nossa Senhora do Carmo, beneficiando inúmeras famílias da região.

Encerramento e bênção com a imagem do Senhor do Bonfim
Ao chegar à Basílica do Bonfim, os fiéis foram recebidos pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, que, em um momento de grande emoção, concedeu a bênção com a imagem peregrina do Senhor Bom Jesus do Bonfim, encerrando oficialmente a Caminhada Penitencial 2025.
Com recorde de público, fé renovada e um grande gesto de solidariedade, a Caminhada Penitencial 2025 entrou para a história como uma das maiores manifestações de devoção popular da Arquidiocese de Salvador.

Para conferir fotos da Caminhada Penitencial, clique aqui.