Cardeal Dom Sergio da Rocha envia mensagem de acolhida aos novos Bispos Auxiliares nomeados

Em nome da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, tenho a alegria de expressar a acolhida fraterna desta Igreja primacial do Brasil aos novos bispos auxiliares designados pelo Papa Francisco, neste dia 04 de novembro: Dom Dorival Souza Barreto Júnior e Dom Valter Magno de Carvalho. A nomeação de novos bispos auxiliares é motivo de muita alegria e de esperança para o Arcebispo Primaz e para a inteira Arquidiocese Primacial. Dom Dorival, de origem baiana, e Dom Valter, mineiro, passam a ser soteropolitanos, a fazer parte desta grande família, acolhedora e cheia de fé, com seu rico patrimônio histórico, cultural e religioso, e com a missão imensa de evangelizar, que necessita sempre mais de colaboradores com o coração missionário.

A nossa profunda gratidão ao querido Papa Francisco, pela designação dos novos bispos para colaborarem com o Arcebispo nesta Arquidiocese Primacial; à Congregação para os Bispos e à Nunciatura Apostólica, pela generosa dedicação e, de modo especial, aos bispos nomeados, pelo “sim” a essa missão tão bela e exigente. Estendo este agradecimento às Arquidioceses de Montes Claros e de Mariana, por estarem oferecendo generosamente esses irmãos sacerdotes para o episcopado, em Salvador.

Peço as orações de todos por Dom Dorival e Dom Valter, para que eles possam cumprir, de modo fiel e feliz, a missão que estão recebendo. O belo lema episcopal escolhido por cada um deles deve inspirar a vivência do ministério episcopal e também a missão da nossa Igreja: “Ite et vos” (Ide também vós – Mt 20,7), escolhido por Dom Dorival, e “In Verbo tuo” (Por tua Palavra – Lc 5,5), escolhido por Dom Valter,  expressam disponibilidade para a missão e confiança em Jesus. O Senhor do Bonfim os acompanhe sempre com seu amor misericordioso, pela intercessão de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de Santa Dulce dos Pobres!

Cardeal Dom Sergio da Rocha

Arcebispo de São Salvador da Bahia – Primaz do Brasil