Cardeal Dom Sergio da Rocha participa da reunião do C9 com o Papa Francisco

Foto: Vatican Media

O Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, está no Vaticano, onde participa de mais uma reunião do Conselho de Cardeais com o Papa Francisco, iniciada ontem (5). De acordo com a Sala de imprensa da Santa Sé, contribuem a Filha de Maria Auxiliadora e professora de Cristologia e Mariologia na Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium de Roma, Irmã Linda Pocher; a consagrada da Ordo Virginum da Diocese de Verona, professora e gestora de cursos de espiritualidade e exercícios espirituais, Giuliva Di Berardino; e a bispa da Igreja da Inglaterra e vice-secretária geral da Comunhão Anglicana, reverenda Jo Bailey Wells.

A última sessão do C9 foi realizada nos dias 4 e 5 de dezembro de 2023 na Casa Santa Marta, também na presença do Pontífice, de todos os cardeais e do secretário do Conselho. O tema principal do encontro de dezembro foi o “papel feminino na Igreja”, graças também às contribuições dos professores e teólogos: Irmã Linda Pocher, filha de Maria Auxiliadora; Lúcia Vantini e padre Luca Castiglion. Durante o Conselho, informou uma nota do Vaticano: “foi reiterada a necessidade de escutar, também e sobretudo em cada comunidade cristã, o aspecto feminino da Igreja, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam se beneficiar da contribuição insubstituível de mulheres”.

A reunião centrou-se também nos conflitos na Ucrânia e na Terra Santa, nos trabalhos da COP28 naquele período em andamento em Dubai, e também nas iniciativas para a prevenção do abuso de menores e pessoas vulneráveis. Os dois dias também ofereceram a oportunidade de discutir o que emergiu do Sínodo sobre a sinodalidade de outubro e a “implementação” da Constituição Apostólica Praedicate evangelium nas cúrias diocesanas.

O Conselho Cardinalício foi instituído pelo Papa Francisco com o Quirógrafo de 28 de setembro de 2013 com a tarefa de auxiliá-lo no governo da Igreja universal e de estudar um projeto de revisão da Cúria Romana, este último realizado com a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium publicada em 19 de março do ano passado. Além do Cardeal Dom Sergio da Rocha, compõem o C9 os cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai; Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Québec; Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo. O secretário é dom Marco Mellino, bispo titular de Cresima.